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Formulários

Formulários disponíveis em: http://www.prograd.ufpr.br/portal/copap/formularios/

Ajuste de matrícula Deverá ser preenchido (inclusive o campo para solicitações em disciplinas de outros cursos) e entregue na coordenação durante o período de ajuste, no prazo vigente no calendário acadêmico.
1 – Alteração de Cadastro Para alunos que precisam alterar informações referentes ao cadastro na UFPR. É necessário preencher, imprimir e assinar o formulário, posteriormente enviar a cópia digitalizada para a Unidade de Atendimento da PROGRAD via email (atendimento@ufpr.br) junto com a cópia digitalizada do documento oficial e, se for o caso, decisão judicial.
2 – Requerimento Geral Apresentar no NAA ou na Coordenação do Curso, conforme o assunto do requerimento.
3 – Disciplina Eletiva Para alunos da UFPR. No requerimento deve constar carimbo e assinatura do chefe de Departamento, bem como do Coordenador de Curso, após entregar no NAA. Solicitação máxima de três disciplinas. (Res. nº 37/97 – CEPE, arts. 55 a 59). Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.
4 – Disciplina Isolada Pessoas não integrantes do corpo discente regular da UFPR, com Ensino Médio concluído. Preencher o requerimento constando carimbo de assinatura do Chefe do Departamento, após entregar no NAA com cópia do RG, CPF e comprovante de conclusão do ensino médio. Solicitação máxima de três disciplinas. Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.
5 – Cancelamento Registro Cancelar o registro acadêmico na UFPR. É necessário preencher, imprimir e assinar o formulário, posteriormente enviar a cópia digitalizada (em PDF) para a Unidade de Atendimento da PROGRAD via email  para atendimento@ufpr.br e para coordenacao.quimica@ufpr.br junto com uma cópia digitalizada do documento de identificação com foto.
6 – Cancelamento de Disciplina Cancelar uma disciplina do período letivo de acordo com a Resolução nº 37/97 – CEPE, Art. 60. Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar cancelamento.
7 – Equivalência de Disciplina Solicitação efetuada por alunos ingressantes na UFPR ou para créditos obtidos por meio de convênio (mobilidade acadêmica). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Processo de Equivalência. A documentação deverá ser digitalizada no sentido correto da página e com imagem legível.
8 – Revisão de Notas Boletim de Notas e Frequencias para uso do docente que necessita alterar a nota e/ou frequência para o aluno. O formulário deve ser assinado pelo professor responsável pela disciplina e pelo Chefe do Departamento. Favor seguir as determinações da Res. nº 37/97 – CEPE, art. 105 e 107.
9 – Transferência ex-offício Preencher o requerimento e entregar no NAA. Atenção à documentação solicitada.
10 – Aproveitamento de Conhecimento Para alunos que reprovaram na disciplina por nota e obtiveram frequência igual ou superior a 75%. Permitido solicitar o exame uma única vez na mesma disciplina. Aluno poderá solicitar no máximo dois exames por período acadêmico (semestre/ano) – (Res. nº 92/13 – CEPE e IN nº 01/14 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Processo de Exame de Aproveitamento.
11 – Adiantamento de Conhecimento Para alunos que não cursaram a disciplina, mas aleguem possuir domínio de conhecimento do conteúdo (Res. nº 92/13 – CEPE e IN nº 01/14 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Processo de Exame de Adiantamento.
12 – Permanência no curso Para alunos que concluíram o curso de graduação no qual exista mais de uma habilitação e pretendem obter outra habilitação no mesmo curso, cabendo apenas uma colação de grau, a qual deverá ocorrer necessariamente ao término da primeira habilitação. (Res. nº 37/97 – CEPE, art.120). O formulário deverá estar acompanhado de Ata do Colegiado aprovando a solicitação.  Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.
13 – Termo de Opção Para alunos que optem pelo enquadramento de um currículo do seu curso.
 14 – Mudança de Habilitação Requerida diretamente à Coordenação do Curso, deferida pelo respectivo colegiado, deverá ser formalmente comunicada ao NAA para fins de registro no sistema de controle acadêmico, até o último dia útil do primeiro mês letivo do período para o qual entrará em vigor o cadastramento. (Res. nº 37/97 – CEPE, art. 36). O formulário deverá estar acompanhado de Ata do Colegiado aprovando a solicitação. Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.
15 – Formulário Correção de matrículas Requerimento utilizado pelas Coordenações do Curso e encaminhado ao NAA. Usado para solicitações de matrículas que ainda possuam erros de responsabilidade da Instituição, após o período de ajustes de matrículas junto a coordenação do curso. Solicitação realizada até o primeiro dia útil do último mês letivo do ano/semestre para o qual vigorará a matrícula (Res. nº 37/97 – CEPE, art. 46, parágrafo único). Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.
16 – Trancamento de curso Para alunos que desejam trancar o curso (Res. nº 97-A/15 – CEPE e I.N. 01/16 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar trancamento. Orientações Trancamento de Curso. 
17 – Destrancamento de Curso Requerimento para alunos que desejam destrancar o curso. Preencher e levar na Coordenação do Curso. (Res. nº 97/15 – CEPE e I.N. 01/16 – PROGRAD). Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente. Orientações Destrancamento de Curso
18 – Alteração de Cadastro Para alunos que precisam alterar informações referentes ao cadastro na UFPR. É necessário apresentar cópia autenticada do documento que comprove a alteração solicitada. Entregar requerimento no NAA.
19 – Dispensa de pre-requisito Confira as regras aprovadas pelo Colegiado de Química para quebra de pré-requisitos.
20 – Exercícios Domiciliares
21 – Segunda chamada Deverão ser solicitadas no Departamento que oferta a disciplina.

 

 

► Orientações para as solicitações no SIGA:

Acessar: Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas através do link abaixo:

https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=9

 

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