Menu

► ENADE 2025 – Alunos da Licenciatura

ALUNOS CONCLUINTES 

 

►15/10/2025: Divulgação dos locais de prova – Acessar o sistema PND:  https://pnd.inep.gov.br/pnd/

► 26/10/2025: Prova

 

Atualizado em 15/10/2025


 

ALUNOS INSCRITOS NA AVALIAÇÃO PRÁTICA

CRONOGRAMA PARA O PRIMEIRO 1ºPERÍODO DE AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DO ENADE DAS LICENCIATURAS – 2025:

► 04/AGO a 14/NOV: Preenchimento do Questionário de AP pelo estudante.

 

Atualizado em 15/10/2025


 

► Tutorial para estudantes que irão fazer a Avaliação Prática das Licenciaturas:

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/avaliacao-da-pratica

Publicado em 24/09/2025


 

A Avaliação Prática constitui um instrumento importante para compor o perfil dos participantes do Enade e o contexto de seus processos formativos. Nela, teremos a participação de três atores distintos:

  • Estudante;
  • Supervisor de estágio (docente da educação básica);
  • Orientador de estágio da instituição de educação superior.

A AP será feita durante os estágios supervisionados obrigatórios, em escolas de educação básica (públicas ou privadas), no período em que o estudante de licenciatura assume a regência de classe, sob a supervisão do professor de educação básica.

Durante esse período, os três atores envolvidos responderão a questionários pelo Sistema Enade, nos quais prestarão informações pertinentes à AP, inclusive sobre a realização de uma aula pelo estudante, que será observada e avaliada pelo supervisor.

 

Publicado em 24/09/2025

 

 



 

 

Edital com as diretrizes, procedimentos e prazos da Prova Nacional Docente – PND:

► Edital 72- 16/JUN/2025- INEP – DOU

 

6.5. A ausência de ateste da situação regular do estudante habilitado no Enade 2025, por meio de relatórios específicos disponibilizados no Sistema Enade, impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório, conforme previsto no § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004.
.
.
Segue o link para acesso ao questionário do estudante:
.
.
https://pnd.inep.gov.br/pnd/
.
.
.
Publicado em 25/07/2025

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Curso de Química – UFPR
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Fone(s): (41) 3361-3185
CEP 81.531-980 | Curitiba |


©2025 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre!
Pular para a barra de ferramentas