Orientações em andamento

Dissertação de mestrado


  1. Giuliana Pavaneli. Hidrólise enzimática em alta consistência para a produção de carboidratos de segunda geração. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Orientador).
  2. André Mazega Fontes. Produção de nano(ligno)celulose a partir de diferentes tipos de biomassa vegetal. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Orientador).
  3. Nyelson da Silva Nonato. Extração do óleo de Acutodesmus obliquus em solventes pressurizados. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Bioenergia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Orientador).

Tese de Doutorado


  1. Maria Juliane Suota. Pirólise rápida de ligninas industriais para a produção de combustíveis renováveis. Início: 2018. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Paraná (Orientador).
  2. Vinícius Kothe. Desenvolvimento de sólidos catalíticos bifuncionais para a produção de ésteres etílicos a partir de borras ácidas de refino. Início: 2015. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Orientador).
  3. Tailor Peruzzolo. Preparação de sólidos catalíticos baseados em tungstênio para processos cataliticos heterogêneos de reações de esterificação: investigação de condições adequadas para aplicação em escala para a produção de biodiesel. Início: 2015. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Coorientador).

Iniciação Científica


  1. Gustavo Ryoo Oliveira de Andrade Tanobe. Estudo de deslignificação de bagaço de cana pré-tratado por explosão a vapor. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).
  2. Patrycia Nadal Corrêa. Estudo do comportamento de diferentes preparados celulósicos durante a hidrólise de diferentes substratos celulásicos. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).
  3. Andressa Gonçalves. Produção de ácido levulínico a partir da desidratação de carboidratos hidrossolúveis presentes na fração C5 de bagaço de cana explodido a vapor. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).