O sabonete possui um papel fundamental para a sociedade moderna. Uma etapa fundamental em sua fabricação é a saponificação, processo descoberto pelos árabes no século VII no qual ocorre a formação de um agente limpante através da reação de um éster – geralmente óleos ou gorduras vegetais – com uma base forte, realizando uma neutralização .

O funcionamento do sabonete como ferramenta de limpeza é simples: as moléculas possuem partes com afinidade com a sujeira – sua longa cadeia hidrofóbica – e outra parte de afinidade com a água – ponta hidrofílica. Isso permite que a parte apolar interaja com as sujeiras, também apolares, e a água interaja com as partes polares, eliminando a sujeira no processo.
Por mais que seu funcionamento seja simples, o sabão deve ser fabricado de maneira adequada, seguindo padrões de qualidade estabelecidos por agências reguladoras, para que seja adequado para a utilização.
Desse modo, veremos a seguir algumas propriedades características algumas análises físico-químicas importantes de serem conhecidas e quais análises são realizadas para que se verifiquem, se mantenham e se desenvolvam os padrões do controle de qualidade do sabão produzido.
pH
Como visto anteriormente, na produção do sabão são utilizadas bases fortes para a reação de saponificação. O pH , também conhecido como potencial hidrogeniônico de uma solução, é a determinação de referência do nível de acidez, basicidade e neutralidade de uma solução.
Por conta disso, a análise do pH é uma ferramenta de extrema importância, podendo verificar se o produto atende as especificações de segurança para a saúde do consumidor, além de atuar no controle do padrão de qualidade.
Deve-se analisar se o pH do produto é mantido ao longo de todo o seu prazo de validade, uma vez que, caso seja alterado, pode significar que a estabilidade da formulação foi alterada, gerando riscos.
Densidade
A densidade é uma propriedade específica de cada material em que a relação existente entre a massa e o volume é analisada a fim de se identificar a substância. Um sabão pode ser encontrado de diversas formas, em barra, líquido, espuma, etc. Por isso, realizar a análise da densidade desse produto é tão relevante para o controle de qualidade.
