No dia 05 de Junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o qual possui o objetivo de  conscientizar e chamar a atenção do público em geral para temas acerca de questões ambientais.
Um tópico muito importante discutido por essas questões é a Sustentabilidade! Sustentabilidade é a capacidade de conciliar as necessidades do presente sem comprometer os recursos naturais e a prevenção ambiental do futuro, através de um desenvolvimento sustentável é possível gerar mudanças e metodologias positivas em prol do meio ambiente. Clique aqui para ler nosso post sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Fonte: TEM Sustentável
Ao longo dos últimos anos, o mercado de consumo vem alterando cada vez mais sua dinâmica para um viés sustentável. Processos de produção que sejam ambientalmente nocivos passaram a ser punidos e substituídos por ações ambientalmente corretas, chamadas de “verdes”. No lugar deles, organizações inovadoras e sustentáveis estão surgindo e crescendo no mercado ao introduzirem novos produtos ou simplesmente melhorias destes no âmbito sustentável.
Como a Química se encaixa na sustentabilidade?
A Química e sua indústria tiveram que evoluir juntamente com o mundo para se tornar sustentável. A Química Verde surge a partir desse contexto. Ao ser consolidada na década de 90, reúne uma série de princípios e práticas com o objetivo de introduzir um novo padrão de sustentabilidade para a indústria e ciência química.
Perceba como o termo “verde” passou a ser adotado como uma espécie de identificador da sustentabilidade aplicada em diversos meios.
Essa nova abordagem da Química Verde é baseada na redução e eliminação de substâncias nocivas ao meio ambiente e à saúde humana a partir do desenvolvimento de novos produtos e processos sustentáveis, que não prejudiquem o futuro do meio natural.
Entretanto, para que os objetivos sustentáveis da Química sejam alcançados é necessário que ocorra o desenvolvimento de novos métodos, através da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), na qual a inovação é a palavra-chave.
Importância da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
A área de P&D vem ajudando as empresas na busca pelo melhor produto possível com o menor custo, contribuindo para a competitividade no mercado. Todavia, como vimos anteriormente, essa área também atua para tornar a empresa mais sustentável!
P&D é a junção da pesquisa – ferramenta para a descoberta de novos processos e conhecimentos – e do desenvolvimento – a aplicação desses novos aprendizados para a obtenção de resultados práticos.
Fonte: NEOENERGIA
No contexto sustentável, a Pesquisa e Desenvolvimento se une à inovação no desafio de desenvolver produtos/processos que sejam baratos, eficientes e que não causem impactos ao futuro do meio ambiente, sendo capazes de serem reutilizados e que não sejam nocivos. Veja que somente através da inovação constante é que é possível se otimizar processos, tornando-os menos nocivos ao meio ambiente.
A Química Verde está constantemente focada na inovação de seus processos e atua intrinsecamente com a área de Pesquisa e Desenvolvimento, sempre buscando novas maneiras de continuar suas demandas atuais sem prejudicar o futuro de nosso planeta, tornando as suas atividades sustentáveis em prol das futuras gerações.
A Isomeria – Soluções em Química trabalha sempre buscando transformar a sua empresa na versão mais sustentável possível, ligando nossos projetos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.  Além disso, oferecemos o serviço de Pesquisa e Desenvolvimento, no qual ajudamos a encontrar a solução mais apropriada para sua empresa, tanto no meio ambiental quanto prático. Entre em contato para discutirmos o melhor futuro para sua empresa!  
Fonte: SQ Química
Por: Letícia Lima Ludovico

 

Scroll to top