A Química está presente nas atividades humanas desde a antiguidade, servindo como uma importante aliada na caminhada em busca da sociedade moderna como a conhecemos.
Desde a fabricação de vidro no Egito Antigo ao descobrimento de um método da “Tesoura Genética” no Prêmio Nobel de 2020, podemos perceber a grande importância do estudo e aplicação da Química para a sociedade, mas então, por que cada vez mais ela vem sendo tratada como uma vilã presente na vida das pessoas?

A Química vem sendo tratada erroneamente como algo ruim, com o grande potencial de agredir o meio ambiente e a saúde humana, relacionando diretamente o que é produzido em laboratório como algo prejudicial. Assim, não é incomum encontrarmos anúncios de produtos que se dizem “SEM QUÍMICOS”, indicando um diferencial positivo com relação aos demais produtos. Esse conceito é errado e negativo, uma vez que a Química e suas aplicações são essenciais para a vida humana, trazendo inúmeros benefícios. Dessa forma, é necessário que a sociedade compreenda que a Química pode atuar tanto como “vilã” como “mocinha”, seu papel depende de como será a utilização destinada à ela.
O que é a Química e quais as suas aplicações?
A Química é o estudo da matéria e de suas transformações, e, consequentemente, está presente em toda parte e em todos os seres vivos.
O processo de respiração, a fotossíntese realizada pelas plantas, a troca gasosa no sangue (Hematose), todas são atividades essenciais para a vida e ocorrem através da química. Tudo é formado por matéria!
Sua aplicação direta ocorre, por exemplo, no desenvolvimento de medicamentos, em produtos de higiene e limpeza, no tratamento de água e esgoto, na produção de cosméticos, no setor alimentício e seu Tempo de Prateleira, entre outros.

Em resumo, a Química está ligada a tudo na vida humana, sendo uma poderosa aliada. Entretanto, como é uma ciência muito completa e extensa, deve ser tratada com muito cuidado e por profissionais adequados.
Por que possui essa conotação negativa?
A Química está envolta por muitos estereótipos por parte da população, através de discursos generalistas ela é reduzida a uma ciência que leva à destruição ambiental e da vida humana – afirmação errônea, como já comentado anteriormente.
É correto afirmar, entretanto, que nem todos os químicos são bons, existindo muitos tóxicos, por exemplo, que até mesmo em quantidades pequenas podem ser muito prejudiciais. Ademais, até mesmo os químicos considerados adequados podem ser nocivos se utilizados em grande quantidade ou de maneira equivocada.
Outro fator que contribui para a imagem negativa da Química são os impactos ambientais que ela pode vir a causar. Novamente, é necessário compreender que ela pode atuar a favor do homem ou contra ele, dependendo de como sua utilização é realizada. Desse modo, é de suma importância que, juntamente com a utilização de produtos químicos, seja realizado um acompanhamento constante por profissionais adequados da área.
Tais especialistas atuam na análise das propriedades da solução utilizada, sua quantidade indicada para o consumo, além de acompanharem as normas ambientais vigentes – que determinam os padrões ambientais adequados para cada solução e os possíveis impactos que podem ser gerados.
Além disso, é necessário não somente reconhecer a importância do conhecimento químico, mas também ter a consciência de que a maioria dos casos de contaminação ocorrem pela ação do homem que prioriza o lucro em detrimento da proteção da vida, ignorando as recomendações dos especialistas da área, como a ANVISA, por exemplo.
Assim, o estereótipo negativo atrelado à Química é um produto de anos de descaso com o conhecimento químico e sua aplicação adequada, fato este que levou a uma grande falácia em torno do tema em nossa sociedade.
O que fazer para mudar a imagem negativa sobre a Química?
Para se alterar esse estereótipo criado em cima da Química é necessário que o conhecimento químico seja disseminado para a sociedade, reforçando cada vez mais a ideia de que os produtos químicos por si só não são a fonte do problema, mas sim a sua má utilização. Os malefícios ocorrem quando há um consumo exagerado de produtos com aditivos químicos e seu descarte não é realizado corretamente, sem o acompanhamento de profissionais.
Uma maneira eficaz de propagar esse conhecimento na sociedade é através do ensino da Química nas instituições de ensino.
Ao demonstrar desde cedo para nossas crianças o papel benéfico que a Química possui na vida humana poderemos reverter o estereótipo negativo atualmente existente. Através de atividades práticas, o aluno será capaz de compreender a relevância da Química em nossa sociedade e de como utilizá-la de maneira adequada.
A Isomeria – Soluções em Química oferece o serviço de Feira de Ciência, facilitando a compreensão dos conhecimentos químicos no dia-a-dia. Além disso, também oferecemos o serviço de Experimentação para o Ensino Médio, no qual os estudantes são incentivados a concretizar o conhecimento adquirido em sala de aula. Entre em contato para conhecer mais!
