A Química, como uma ciência da natureza, possui diversas faces. Através dela podemos observar descobertas, criações e transformações. Com o passar do anos, tais descobertas da Química passaram a ser incorporadas em nossa rotina de maneiras que, muitas vezes, passam despercebidas.
Nosso modelo de sociedade moderna foi fundamentado em torno da aplicação direta de conhecimentos químicos. Todavia, a má utilização destes pavimentou a longo prazo uma falácia social de que a Química, em sua essência, não é favorável para a sociedade, levando a crer, erroneamente, que tudo que possui químicos está diretamente atrelado à malefícios. Clique aqui para ler nosso post “A Química é ruim para a sociedade?” em que discutimos essa triste realidade enfrentada atualmente.
Entretanto, como vimos anteriormente, a Química é utilizada diariamente em nossa sociedade a fim de beneficiar seus indivíduos, sendo indispensável para a modernidade. A seguir iremos discutir três conhecimentos químicos que vão mudar a sua vida!
Acidez e basicidade
O pH, potencial hidrogeniônico, é uma escala que mostra, de 0 a 14, o grau de acidez e basicidade de uma solução.
Se o valor da escala de pH for:
● Igual a 7: A solução é classificada como neutra, como visto na água.
● Inferior a 7: A solução é classificada como ácida.
● Superior a 7: A solução é classificada como básica.
Desse modo, vemos que quanto menor for o valor do pH, mais ácida uma solução se encontra.
Esse conhecimento de soluções ácido/base é amplamente utilizado em nossa rotina!
O próprio corpo humano possui uma faixa de pH específica para realizar suas reações fisiológicas, no estômago humano, por exemplo, graças à presença do ácido gástrico que auxilia na digestão, o meio intestinal é extremamente ácido, com um pH entre 1-3.
O conhecimento de escala de pH é imprescindível para toda a sociedade justamente por ter um impacto direto na vida humana.
Muitas vezes a falta de conhecimento químico leva as pessoas a propagarem informações equivocadas, uma vez que não compreendem o real significado da informação. Podemos utilizar como exemplo uma série de notícias que se espalharam nas redes sociais durante o ano de 2020, nelas era descrito que realizar a ingestão de alimentos alcalinos combate o Coronavírus – nas notícias era descrito como alimentos com pH 20 eram ideais para inibir o vírus, mas como vimos, a escala de pH somente vai até 14, tornando essa informação falsa.
Dessa maneira, é possível perceber a grande relevância de se realizarem análises físico-químicas em amostras, evitando-se possíveis danos aos consumidores.
Contaminação Ambiental
Uma das principais razões pelas quais o conhecimento de Química deve ser amplamente conhecido pela sociedade é justamente para que se possa utilizá-lo na luta pela prevenção ambiental.
Muitas vezes, por não possuir o conhecimento químico adequado, a sociedade como um todo realiza de maneira inadequada o descarte inadequado de resíduos. Podemos citar por exemplo uma situação muito rotineira: jogar óleo de fritura no ralo da pia.
Como visto em nosso post anterior sobre “Os riscos da contaminação da água”, o descarte inadequado desses óleos acaba por contaminar a água, podendo gerar consequências para os lençóis freáticos, por exemplo.
Por conta disso, o padrão do controle de qualidade de matrizes aquosas é de grande importância!
Filtração da água
Para que seu consumo seja adequado, sem apresentar riscos à saúde, e seja considerada potável, a água precisa ser tratada em um processo chamado de filtração da água.
De maneira simplificada, a filtração é ocorre pela passagem de um fluido através de uma sequência de materiais que realizam a filtração, removendo partículas de sujeira, melhorando o odor, a coloração e até mesmo o sabor.
As Estações de Tratamento de Água (ETA ‘s) são unidades em que o processo de filtração da água é realizado em larga escala, realizando a distribuição de água potável para toda a população. Nelas são utilizadas as etapas de filtração da água, aplicando de maneira prática os conhecimentos químicos no dia-a-dia.
O tratamento de água nas ETA’s ocorre por meio de oito etapas principais: Captação, Adução, Coagulação, Floculação, Decantação, Filtragem, Desinfecção e Reservação, respectivamente.
Clique aqui para conhecer mais sobre o processo das Estações de Tratamento de Água.
Todos os conhecimentos acima são muito importantes para a compreensão do papel da Química em nosso mundo.
A Isomeria – Soluções em Química possui como missão fornecer soluções práticas e criativas na área de química. Por conta disso, estamos constantemente buscando a melhor solução para a sua empresa por meio da oferta de Análises Físico-Químicas, Pesquisa e Desenvolvimento, além de oferecer serviços na área de Licenciatura, como Experimentação para Ensino Médio e Feira de Ciências, levando para os alunos ainda em ambiente escolar os conhecimentos de Química que irão mudar a vida deles!
Entre em contato!
Por: Letícia Lima Ludovico