Foto: https://www.rawpixel.com/ (adaptada)
Este blog, “Ligados pela Química” (LPQ), surgiu para promover a comunicação, de forma tão clara e próxima quanto possível, com pessoas que têm interesse na Química do nosso dia a dia. Somos professores da Universidade Federal do Paraná e pretendemos publicar aqui artigos sobre atualidades, dúvidas e temas que precisem da Química para ser entendidos e apreciados. Temos também a intenção de convidar novos autores entre estudantes, químicos e profissionais de outras áreas, para expandir o alcance dos nossos textos e deixar claro que a Ciência é (mesmo!) uma só, com especificidades que se complementam.
Escrevemos para você, sem focar em área de atuação, experiência ou idade, que:
(a) gosta de Química;
(b) queira gostar;
(c) precisa entender aquela informação técnica que parece intrincada, mas não é.
Na verdade, todas as alternativas acima podem ser verdadeiras; quanto mais interação, melhor. Com certeza, perguntas e respostas vindas de vocês serão muito bem-vindas, assim como sugestões de temas e de experimentos.
A Química é uma ciência exata fortemente relacionada com experimentação; por isso de vez em quando ilustraremos nossas ideias com vídeos ou fotos feitos em laboratórios. Por ser Ciência, a Química é dinâmica, inteligente e criativa, e suas explicações resultam de debates, muitas vezes históricos, sobre teorias que nem sempre partem dos mesmos princípios, e que são exaustivamente testadas até que se chegue a uma conclusão. Desta construção coletiva da Ciência, especialmente na interface da Química, Física e Biologia, participaram pessoas de destaque como Lavoisier, Dalton, Avogadro, Rutherford, Bohr, Planck, Einstein, Schrödinger, Grignard, Werner, Pauling, Watson-Crick, Curie, Hodgkin, Fischer, Haber…, e também brasileiros(as) como Yvonne Mascarenhas, Vital Brasil, Oswaldo Cruz, Johanna Döbereiner, César Lattes, Carlos Chagas, Blanka Wladislaw, Adolpho Lutz, Álvaro Alberto e tantos outros. Conhece a história da vida destas pessoas? É uma sucessão de surpresas em que genialidade e humanidade se misturam intimamente.
Tão interessante como esta viagem no tempo é a percepção de que a história da Ciência continua sendo construída, diariamente, nos nossos laboratórios no Brasil e no mundo. Em consequência disso, a Química é sempre viva, jovem e desafiadora. É muito legal ser parte desse processo!
É esta aventura da construção do conhecimento que queremos que você, leitor(a), compartilhe conosco. Seja muito bem-vindo(a) a este blog; venha conversar.
Ligue-se à Química também!