O setor de cosméticos é um ramo em constante crescimento que decolou ainda mais durante o período da pandemia de Covid-19.
O isolamento social proporcionou ao público em geral uma maior disponibilidade para o autocuidado e aliado ao maior tempo on-line, as vendas do setor de cosméticos cresceram 5,7% nos primeiros quatro meses de 2021. Dentro do setor, um ramo de produtos vem se destacando, os produtos de tratamento capilares. Estes chegaram a um crescimento de 18% no mesmo período, segundo o Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC.
Os shampoos são um dos principais produtos dentro do setor e novos produtos são desenvolvidos constantemente! Todavia, no meio de tantas novidades um mito continua sendo propagado: Shampoo com sal faz de fato mal aos cabelos?
São inúmeros os anúncios de produtos “sem sal” nas prateleiras e hoje veremos qual o papel do sal em seu shampoo.
A Estrutura do shampoo
Os shampoos atuam de maneira similar aos sabonetes e agem removendo a sujeira dos cabelos. Eles agem como surfactantes, ou seja, são capazes de diminuir a tensão superficial da água.
Como visto no post “O que preciso saber sobre meu sabonete?”, o funcionamento geral de remoção de sujeiras e gorduras está associado ao fato de que as moléculas do produto possuem partes com afinidade com a sujeira – sua longa cadeia hidrofóbica – e outra parte de afinidade com a água – ponta hidrofílica. Isso permite que a parte apolar interaja com as sujeiras, também apolares, e a água interaja com as partes polares.
São formadas então as micelas esféricas que “prendem” e eliminam a sujeira do cabelo. A porção hidrofóbica se une às gorduras encontradas no cabelo e então, quando ocorre o enxágue com água, as micelas são lavadas e levam com elas a sujeira, deixando o cabelo limpo.
O papel dos sais
Como vimos, as micelas são as responsáveis por de fato retirar as impurezas do cabelo e portanto, quanto mais micelas forem formadas, maior é o poder de limpeza que um shampoo possui.
Os sais são adicionados aos shampoos justamente para atuarem sobre as micelas! Ao ser adicionado à formulação dos shampoos, ele faz com que ocorra uma redução na repulsão eletrostática nos grupos de moléculas, reduzindo a Concentração Micelar Crítica (CMC) que é, de maneira simplificada, a concentração mínima na qual é possível começar a se formar micelas.
Ou seja, ao se adicionar o sal, a formação de micelas é facilitada!
O Cloreto de Sódio (NaCl) é o sal mais utilizado nas formulações – podendo ser substituído por outro similar. Dessa maneira, ocorre a maior formação de micelas em uma menor quantidade de surfactante (seu produto), aumentando o rendimento por lavagem.
Mitos envolvendo o sal
Como vimos, a presença de sal na formulação de shampoos ajuda na formação do agente limpante do produto. Além disso, a presença do sal também contribui para a viscosidade do produto e a sua formação de espuma.
Mas então por que muitos shampoos utilizam o slogan “SEM SAL” como um atrativo nas vendas?
Como discutido em nosso post “A Química é ruim para a sociedade?”, nos últimos anos se tornou usual atrelar a presença de ações químicas diretamente à efeitos negativos, fazendo com que frases como “SEM QUÍMICOS” e “SEM SAL” se tornem até mesmo diferenciais de produtos, perpetuando mitos em torno dos diversos benefícios que a Química pode trazer para a sociedade.
Porém, o Cloreto de Sódio é uma substância solúvel em água e se você verificar a composição das formulações dos produtos, verá que a quantidade de sal presente nelas é muito baixa. Portanto, além de estar em baixa quantidade, o sal não é prejudicial para a saúde e manutenção dos cabelos.
Ou seja, o sal presente nas formulações não danifica os cabelos, mas sim ajuda na formação de seu agente limpante.
Importância de se conhecer o seu produto
O crescimento constante do Setor de Cosméticos acarreta diretamente em maiores investimentos nos produtos. Uma etapa fundamental para o desenvolvimento de uma empresa é a sua constante evolução, e portanto, conhecer as propriedades de seu produto deve ser uma prioridade.
Por meio de Pesquisa e Desenvolvimento é possível encontrar maneiras inovadoras de tornar o seu produto mais competitivo.
A Isomeria – Soluções em Química é especialista na área e possui tanto profissionais qualificados quanto os conhecimentos necessários para encontrar a melhor solução para o seu produto.
Além de oferecermos o serviço de Pesquisa e Desenvolvimento, também oferecemos diversas análises físico-químicas necessárias para se manter o padrão de qualidade de seu produto.
Entre em contato para encontrarmos juntos a melhor solução para a sua empresa!
Fonte: ThoughtCo. e Forbes Brasil.
Por: Letícia Lima Ludovico