Muito se ouve falar das certificações de qualidade, mas você sabe o que elas são de fato? Quais são as mais comuns? Como implementá-las? Por que implementá-las? Hoje veremos mais sobre as respostas para estas perguntas!
Certificações de Qualidade: o que são?
Certificados de qualidade no geral são instrumentos que garantem a conformidade de uma empresa aos padrões internacionalmente reconhecidos de excelência nos seus serviços prestados.
Para obter uma certificação de qualidade, a empresa deve ser capaz de comprovar sua capacidade de atuar em acordo com requisitos regulamentares de sua área. Além de conferir credibilidade, a certificação contribui para gerar maior competitividade no mercado, corroborando com a melhoria contínua nos serviços e o desenvolvimento sustentável das organizações.
Os certificados de qualidade também ajudam a promover a maior satisfação do cliente, servindo como instrumento de abordagem eficaz de riscos e oportunidades pela empresa, a segurança e o controle para atendimento das especificações do produto final oferecido.
Quais são os principais certificados de qualidade atualmente?
Atualmente as certificações mais comuns no Brasil são as da ISO (Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização). Estas são certificações de qualidade que garantem ao consumidor que a empresa trabalhe dentro das normas reconhecidas internacionalmente, promovendo a qualidade dos serviços prestados.
Dentre as certificações ISO existentes, as mais comuns são:
-ISO 9.001: Certificado referente aos sistemas de gestão da qualidade;
-ISO 14.001: Certificado de qualidade da gestão ambiental;
-ISO 45001: Certificado voltado a melhoria da Saúde e Segurança do Trabalho;
-ISO 27001: Certificado voltado à segurança de informação.
Para obter uma destas certificações (ou mesmo outras certificações de qualidade), é preciso conhecer e implementar as normas presentes na certificação, estas normas podem ser acessadas no site da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e contratar um organismo de certificação.
Os benefícios de se ter uma certificação de qualidade são inúmeros, um exemplo é o ganho de visibilidade e valor no mercado, pois ao ter uma certificação a sua empresa estará trabalhando dentro de normas que melhoram o sistema da empresa.
Entretanto, o caminho para de fato se colocar em prática as mudanças necessárias e se obter os certificados não é tão simples. Se fazem necessárias adaptações em diversas áreas dentro da empresa e em seus funcionários. Mas não se preocupe, a Isomeria – Soluções em Química pode ser sua aliada nessa caminhada!
Buscando sempre oferecer as melhores soluções para nossos clientes, a Isomeria – Soluções em Química é especializada na área, possuindo todas as ferramentas e conhecimentos necessários para oferecer o serviço de Consultoria em Química, com o qual podemos te ajudar a implementar estas normas dentro da sua empresa, para que ela conquiste a tão sonhada certificação de qualidade! Entre em contato para conhecer mais!
Referências: Gerdau, Siena, Venki e Templum.
Por: Mayara de Oliveira Dantas e Letícia Ludovico