A Química, como uma ciência da natureza, engloba diversas áreas de atuação no dia-a-dia do profissional, tornando necessária a existência de uma regulamentação em torno dos profissionais químicos.
Com o intuito de exercer essa função regulamentadora, foi constituído em 18 de Junho de 1956, através da Lei nº 2800, o Conselho Federal de Química (CFQ). Este dia se tornou um marco muito relevante para a categoria, sendo estabelecido como o “Dia Nacional do Químico”. 
O Conselho Federal possui uma importância ímpar no cenário profissional da área, uma vez que possui a função de  zelar pelo exercício da Química no Brasil, estabelecendo padrões de atuação para empresas e profissionais, fortalecendo e difundindo as boas práticas, além de regular a atuação laboral nos campos científicos correlatos à Química.
Conselhos Regionais de Química
Atuando diretamente com o CFQ, existem os Conselhos Regionais de Química, entidades pertencentes à esfera estadual que constituem a manifestação regional do Conselho Federal de Química. Atualmente existem 21 Conselhos de Química espalhados pelo território nacional, estes são responsáveis pela fiscalização do exercício das profissões da área e buscam assegurar a correta utilização dos conhecimentos químicos em prol da sociedade, podendo impedir e punir infrações à lei.
Cabe aos CRQ exercer o papel de verificar, orientar e fiscalizar o exercício dos profissionais correlatos, com a missão de defender a sociedade da prática ilegal das atividades abrangidas pelas esferas CFQ/CRQ.
Além disso, também se enquadra como papel dos CRQ’s registrar novos profissionais  ao sistema, expedindo a carteira de identidade profissional, a CRQ.
Carteira de Registro Profissional
A Carteira de Registro Profissional é o cadastro do trabalhador, junto ao Conselho responsável pela sua área, que permite ao profissional atuar no mercado de maneira regulamentada por leis federais, possibilitando a fiscalização profissional, uma vez que é a comprovação cedida ao profissional portador de um diploma válido mediante ao MEC. 
É através deste documento que uma empresa irá verificar as atribuições disponíveis para cada profissional!
Tanto o Conselho em esfera Federal quanto Regional buscam corroborar com a valorização e promoção da Química como vetor de desenvolvimento para o Brasil, oferecendo aos seus profissionais todo o suporte necessário.
Para conhecer mais sobre o CFQ clique aqui
O CRQ atuante na região de Curitiba é o CRQ-IX, possuindo sua sede na capital. Clique aqui para conhecer mais sobre o CRQ-IX.
Fontes: CFQ e CRQ-IX.
Por: Letícia Lima Ludovico

 

Scroll to top