Um dos grandes objetivos na área de ensino das Ciências Naturais, como Química, Física e Biologia, é justamente unir os aprendizados teóricos vistos em sala com os acontecimentos na vida rotineira do estudante. Muito se discute sobre como tornar o conhecimento mais atrativo e significativo para o aluno. Uma solução encontrada para este dilema é buscar unir a teoria ensinada com a prática através da experimentação! 
A experimentação laboratorial é uma das ferramentas mais utilizadas em instituições de ensino para aprofundar o conhecimento, visto que por meio dela o aluno passa a possuir um papel de protagonista na sua aprendizagem, levando a temática abordada a possuir um sentido real em sua vida.
Clique aqui para ler mais em nosso blog sobre algumas outras maneiras alternativas de como levar a prática para o ambiente escolar. 
No início de 2020 o mundo inteiro se encontrou em uma situação inédita, tendo que mover suas atividades para o meio virtual. A educação não ficou de fora e também teve que se adaptar à nova realidade da sala de aula remota. O contato do aluno com a prática, fator tão fundamental no processo de ensino aprendizagem, foi deixado de lado, até que a inovação entrou em ação.
Como unir o Ensino Remoto e a Experimentação? 
A continuação das aulas de experimentação é possível através do Ensino Remoto! Pode-se adotar esta modalidade como uma ferramenta no processo de construção do conhecimento, despertando o interesse em novas experiências, atraindo a atenção dos estudantes com a possibilidade de utilizar os meios digitais em suas atividades escolares. 
O Ensino Remoto abre a possibilidade de os alunos terem acesso a laboratórios virtuais com experimentos reais. Através da utilização de recursos de internet e de outros meios tecnológicos, pode-se levar ao aluno a aula que uma vez seria restrita ao ensino presencial agora para o ambiente digital. 
O professor pode realizar o experimento no ambiente físico do laboratório e então divulgá-lo aos alunos, levando a experiência da experimentação mesmo estando fisicamente separados. A participação do estudante no experimento poderá enriquecer seu processo de aprendizagem e suprir a falta das aulas práticas nesse mais de um ano. Além disso, podem ser desenvolvidos experimentos que o próprio aluno possa reproduzir em casa.
Entretanto, por mais que a experimentação remota possa suprir por hora a falta da experimentação laboratorial, as aulas presenciais não devem ser deixadas de lado no futuro! 
A Importância do ensino presencial
O Ensino presencial e todos os benefícios que ele carrega ainda são a melhor abordagem para o processo de aprendizagem nas instituições de ensino. 
A experimentação laboratorial permite que os estudantes desenvolvam autonomia e raciocínio para lidar com situações novas,  inserindo maior significado ao conteúdo aprendido em sala de aula e sua relação com o mundo à sua volta. 
O conhecimento adquirido através de aulas práticas é essencial para o aprendizado das Ciências Naturais como um todo e deve ser constantemente incentivado.
A Isomeria – Soluções em Química oferece o serviço de Experimentação para o Ensino Médio, no qual os estudantes são incentivados a concretizar o conhecimento adquirido em sala de aula através da experimentação, tanto laboratorial quanto remota. Entre em contato para conhecer mais! 
Por: Letícia Lima Ludovico

 

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