A Química, no geral, é a área da ciência que estuda a matéria em todos os seus estágios e suas transformações. Podemos encontrar a Química em todos os materiais e seres vivos existentes e está presente em ações simples do nosso dia a dia, como por exemplo na lavagem de roupas, escovar os dentes e até mesmo no ar que respiramos.
Conhecê-la e compreendê-la pode abrir as portas para um mundo completamente novo de conhecimento, além de desenvolver o senso de curiosidade em uma pessoa, a levando a buscar cada vez mais conhecimento. Entretanto, a Química é muitas vezes erroneamente considerada extremamente complicada e de difícil entendimento, só sendo compreendida após anos e anos de estudo. Desse modo, a sociedade como um todo vê a Química como algo distante e não busca aprofundar seus conhecimentos.
Então como podemos facilitar o entendimento da Química, tanto para estudantes como para a sociedade como um todo? Unindo a teoria com a prática!
A seguir iremos mostrar exemplos que unem harmoniosamente a teoria da Química e a sua prática, buscando mostrar o quão incrível essa ciência é.
Materiais Manipulativos:
A visualização tridimensional de moléculas é um desafio para a maioria dos estudantes. Uma maneira de tornar essa visualização mais fácil é por meio da utilização de sistemas de representação tridimensional, como Modelos Moleculares. Estes são sistemas de esferas, varetas e outros elementos que ligam-se entre si, segundo as ligações químicas adequadas, permitindo a construção de moléculas e a melhor visualização de suas estruturas.
Essa representação visual ajuda a gerar uma imagem mental concreta, conduzindo a construção de um raciocínio químico efetivo. Pode-se utilizar diversos materiais para construir um Modelo Molecular, desde balas de goma, massinha e até mesmo modelos comerciais. A Isomeria – Soluções em Química produz seus próprios Modelos Moleculares, criados para ajudar os estudantes e professores de diversos níveis de ensino. Clique aqui para conhecer!
Aplicativos interativos:
Por meio de aplicativos para celular a Química pode ser trazida para o cotidiano de maneira natural e descontraída, fornecendo não somente uma maneira de diversão, mas também uma grande fonte de conhecimento!
-O aplicativo grátis My Molecularium – The Molecule Building Game, por exemplo, é um divertido jogo de construção de moléculas. Lançando átomos para seus locais adequados de ligação o usuário cria moléculas essenciais para o dia a dia e aprende a usar fórmulas químicas e estruturais.
Atomas é um jogo de quebra-cabeça, grátis para IOS e Android, no qual a Química te leva a descobrir cada vez mais elementos. O objetivo é obter a maior pontuação possível combinando elementos químicos.
Atividades do dia-a-dia:
Outra maneira simples, mas eficiente, de unir a teoria e a prática da Química é através do entendimento de atividades cotidianas, ou seja, entender o motivo pelo qual realizamos ações simples, mas que são recheadas de ciência. Um exemplo ideal seria no preparo de macarrão. Ao se ferver a água, somente devemos adicionar o sal quando esta já se encontrar fervida, uma vez que, se adicionarmos o sal antes da água ferver, a temperatura de ebulição da água será elevada, graças às propriedades coligativas da solução.
Através de entendimentos simples da Química, como o anterior, podemos trazer para nossa rotina diversos aprendizados, concretizando continuamente o conhecimento químico.
Ademais, uma excelente fonte de aprendizado é a Experimentação Laboratorial ainda no ambiente escolar. Por meio de experimentos diferenciados e didáticos o professor de Química consegue transmitir aos alunos grandes aprendizados, unindo a teoria vista em sala de aula e a prática laboratorial, tornando o aprendizado ainda mais completo.
Disseminar a relevância da Química para a sociedade é extremamente importante. Quanto mais se compreender a importância dessa ciência, mais longe chegaremos com ela!