A Química é uma ciência muito ampla, na qual é estudada a matéria, suas transformações e energias envolvidas nesses processos. Todavia, essa matéria, pode ser analisada em diferentes níveis.
Podemos analisar a matéria através de três níveis: macroscópico, interpretando fenômenos visíveis a olho nu; microscópico, interpretando fenômenos em nível atômico; e simbólico, interpretando e reconhecendo fenômenos químicos através de fórmulas e equações matemáticas. Desse modo, cada um desses níveis necessita de técnicas de análise adequadas para suas características específicas!
Hoje iremos tratar de um nível em específico, o microscópico. Afinal de contas, como é possível analisar, de maneira aprofundada, fenômenos que acontecem em escala atômica a fim de conhecer melhor o que se está analisando? 
A seguir iremos discutir três métodos de análises físico-químicas muito utilizados que permitem a interpretação de informações  em nível atômico, ou seja, nos permitem enxergar interações tão pequenas!
Espectroscopia FTIR
Fonte: Kasvi
A Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier, ou FTIR, é um método que consiste em caracterizar um material em função dos grupos funcionais encontrados nele, analisando-se as interações e absorções com a radiação eletromagnética. Ou seja, é possível identificar, em nível microscópico, a composição de um produto! 
Essa técnica permite que se conheça melhor a amostra analisada, podendo trazer diversos benefícios quando aplicada, tais como a caracterização do produto e a aplicação do controle do processo de qualidade de um produto.
Clique aqui para ler nosso post sobre a aplicação dessa técnica e conheça mais sobre os seus benefícios!
Espectrofotometria de Absorção no UV-VIS 
Fonte: Shimadzu
A Espectrofotometria de Absorção no Ultravioleta-Visível (UV-Vis) é uma técnica muito utilizada para determinações analíticas, consistindo em analisar a interação entre a radiação eletromagnética na região do ultravioleta-visível e a matéria, permitindo a determinação de analitos.
Esse método permite a determinação da composição da amostra, evitando possíveis erros relacionados à estabilidade da composição, por exemplo. Além disso, essa técnica possui uma grande vantagem, a sua sensibilidade! Por meio desse método é possível quantificar pequenas quantidades da amostra, ou seja, pode-se determinar a composição do material com uma quantidade muito pequena deste, evitando, por exemplo, interferência em uma cadeia produtiva.
MEV
A Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) é uma técnica de análise microscópica que realiza a leitura da superfície de uma amostra, gerando rapidamente imagens de alta definição que permitem realizar a análise dessa amostra.
Sua principal utilidade surge a partir das imagens tridimensionais obtidas, uma vez que através delas podemos obter informações sobre a estrutura, quantidade e composição química do material analisado, possibilitando  o estudo de análise de possíveis falhas existentes.
Fonte: Liga Consultoria
Todas as técnicas citadas acima possuem grande importância para o ramo da Química, através delas é possível, de fato, enxergar as interações em nível atômico, permitindo a compreensão de diversas características de uma amostra. Todas essas informações são obtidas analisando-se somente o nível microscópico de uma amostra, imagine quantas outras informações não podemos obter sobre ela analisando-se seu nível macroscópico, por exemplo!
Perceba quantos benefícios vêm com o maior conhecimento da estrutura e composição de seu produto! A capacidade de “enxergar” em nível microscópico é, de fato, indispensável para a Química.
A fim de oferecer aos nossos clientes a oportunidade de possuir o melhor produto possível, a Isomeria – Soluções em Química oferece um conjunto diverso de técnicas químicas e microscópicas que permitem analisar em nível atômico as características de uma amostra. Possuímos todas as análises citadas acima em nosso portfólio, além de contarmos com profissionais especializados na área que irão buscar o melhor resultado para sua empresa. Entre em contato!
Por: Letícia Lima Ludovico

 

Scroll to top