Menu

► Projeto “Sextas na Pós: conversas com professores”

O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, no âmbito da Linha “Cultura, Escola e processos formativos em Educação”, traz na próxima sexta-feira (01), a temática “A educação filosófica no contexto da plataformização do ensino”, sob a mediação da Prof. Dr. Geraldo Balduino Horn, do PPGE/NESEF da UFPR.

O debate provocativo contará com o Prof. Me. Avanir Mastey, bem como com o Prof. Dr.  Edson Teixeira, ambos do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino de Filosofia – NESEF/UFPR.

O tema do dia traz uma análise da experiência da luta política pela manutenção da Filosofia no Ensino Médio no estado do Paraná, com ênfase no período pós-aprovação do Novo Ensino Médio. Inicialmente, apresentar-se-á um diagnóstico das políticas públicas ultraliberais implantadas no estado do Paraná nos últimos anos e, sobretudo, do processo de plataformização e seus impactos na prática pedagógica. Em seguida, os debatedores mostrarão como as “sequências didáticas” (aulas prontas) e o controle do fazer pedagógico exercido por meio de RCO+Aulas e da observação das aulas in loco retiram a autonomia da prática docente, produzindo, ao mesmo tempo, precarização na carreira e um adoecimento dos docentes nunca visto. Por fim, será demonstrado a reação de alguns setores organizados da sociedade à reforma após a sua implementação, à medida que percebem as contradições e seus impactos no cotidiano escolar.

Esperamos vocês no último encontro do ano de 2023.

Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.

Dia: 01/12/2023das 16h às18h.

Transmissão: https://www.youtube.com/c/ppgeufproficial

 

 


 

Na próxima sexta-feira (27/10/23) ocorrerá o projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, no âmbito da Linha “Políticas Educacionais”, trazendo a temática “Desafios nacionais para as políticas educacionais”, sob a mediação do Prof. Dr. Marcos Ferraz, diretor do Setor de Educação da UFPR.

A mesa temática terá como foco a discussão dos principais desafios para as Políticas Educacionais no âmbito nacional, com destaque para a CONAE 2024 e contará com a participação da professora Marlei Fernandes de Carvalho, vice-presidente da CNTE e secretária de assuntos jurídicos da APP Sindicato e Barbara Taporosky, professora da Unifacear e pós-doutoranda junto ao PPGE/UFPR.

Esperamos vocês em mais este encontro.

Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.

Dia 27/10/2023das 16h às18h.

Transmissão: https://www.youtube.com/c/ppgeufproficial

 


 

O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, no âmbito da “Pragmática cognitiva e suas aplicações sociais” debate pesquisas que enfocam a “Semântica aplicada ao ensino de língua materna” com desdobramentos para os debates o mundo digital, o fenômeno das fake news e as práticas curriculares. O debate será nesta sexta 11 de agosto com a coordenação da Professora Doutora Teresa Wachowicz, bem como promovendo diferentes reflexões em torno do tema central.

O primeiro trabalho será apresentado pela mestranda em Linguística Marianna Grecca, intitulado “Leitura dos Nativos Digitais: entre a transformação e a universalidade cognitiva”, a qual abordará a influência da tecnologia e das mudanças socioculturais nas práticas de leitura no mundo digital, a partir de suas especificidades de leitura multimodal, mas que compartilha fundamentos universais intergeracionais.

Em sequência a doutoranda Angélica Andersen apresentará o trabalho intitulado “(Des)confiança e esgotamento da atenção na era da desinformação”, cuja investigação recai sobre a relação entre a sobrecarga de informação e a deterioração do poder discriminatório das pessoas, dos motivos que as levam a acreditar e compartilhar fake news e a possibilidade de enfrentamento deste fenômeno que pode ameaçar a democracia e a civilidade.

Fechando a tarde de debates com a apresentação do trabalho “Pontos de partida para a reflexão da semântica no ensino de língua”, a autora Profa. Dra. Teresa Wachowicz propõe discussões a respeito da análise de documentos oficiais de orientação curricular que localizam a problemática da gramática na análise linguística, a partir da constatação de um crescimento substancial de estudos em linguística teórica no ensino.

Esperamos vocês em mais este encontro.

 

Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.

 

Dia: 11/08/2023, das 16h às18h.

 

Transmissão: https://www.youtube.com/c/ppgeufproficial

 

Publicado em 08/08/2023


O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, no âmbito dos estudos de “Linguagem e Práticas Sociais” terá o último encontro do primeiro semestre. Nesta sexta-feira (30), dois temas importantes estão no debate. A mesa invoca “As múltiplas linguagens da resistência – PPGLETRAS”. O primeiro trabalho a ser discutido intitula-se “Educação, História, Memória: o Museu do Holocausto “como uma luz sobre o caos” – A narrativização do Holocausto na história, na literatura e nas mídias: leitura, descrição, interpretação” de autoria da mestranda Josiele Zevierzecoski e da profa. Dra. Maria Claudia Teixeire, ambas da UNICENTRO-Guarapuava. O trabalho tem por objetivo discutir o fenômeno do Holocausto junto a professores de escolas públicas e privadas do NRE e dar visibilidade a dois acontecimentos trágicos do Séc. XX: o Holocausto e a escravidão.

O segundo trabalho intitula-se “A questão negra em materialidades verbo-visuais” de autoria da Profa. Dra. Gesualda dos Santos Rasia (UFPR) e seu orientando no Pós-doutorado Dr. Fábio Lucas da Cruz (IFPR). propõe uma reflexão a respeito da necessidade de considerar a heterogeneidade e disputas inerentes à consolidação das narrativas sobre a condição negra. A partir da concepção discursiva de não-univocidade dos sentidos, defendida por Michel Pêcheux e de história de Paul Veyne (1998), os autores estabelecem uma relação com a produção artística de Rosana Paulino como gesto de resistência. O debate provoca reflexões em termos teóricos e analíticos, trabalhando a arte como tecido da memória, em analogia ao postulado de Courtine (1981), da língua como tecido da memória.

Esperamos vocês em mais este encontro.

 

Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.

.

Dia 30/06/2023, das 16h às18h.

 

Transmissão: https://www.youtube.com/@PPGEUFPROficial


O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, no âmbito da linha de pesquisa de “Linguagem, corpo e estética na educação” traz, nesta sexta-feira (23) um dos resultados da investigação realizada pelo grupo Educamovimento/NEPIE-UFPR sob a supervisão da Profa. Dra Marynelma Camargo Garanhani. A doutoranda Profa. Me. Déborah Helenise Lemes de Paula apresentará os resultados da pesquisa “CORPO CRIANÇA E SUAS BRINCADEIRAS NOS ESTUDOS DO EDUCAMOVIMENTO – NEPIE/UFPR “, explorando a ideia de que o corpo da criança em movimento constitui uma linguagem importante em contextos de educação de crianças e bebês. Nesse sentido, as brincadeiras de aventura são passíveis de oportunizar as crianças uma maior qualidade de experienciação e sua relação com a natureza, desde que as situações de risco sejam controladas. Dessa forma, concluem os pesquisadores que é necessário aventurar-se na infância para aprender o auto cuidado, resiliência e a partilha com o outro.

Esperamos vocês em mais este encontro.

Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.

Dia 23/06/2023, das 16h às18h.

Transmissão: https://www.youtube.com/live/OoLlIYTIquA?feature=share

 

Publicado em 20/06/2023


O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, no âmbito da linha de pesquisa de “Linguagem, corpo e estética na educação” traz, nesta sexta-feira (16), o tema “Vãgfy kanhró: conexões entre arte, educação e povos indígenas” de autoria de Flávia Gisele Nascimento, sob a orientação e mediação da Profa. Dra. Claudia Madruga Cunha. A pesquisa remete a vários questionamentos relacionados com a forma e o método tradicional dos estudos da história nas escolas, principalmente no que diz respeito aos povos indígenas. Tais perguntas reverberam com a teoria da escritora nigeriana Chimamanda Adichie (2019) o perigo da história única, do qual surge o interesse em ampliar a discussão em uma pesquisa de doutorado. Sendo professora de uma universidade pública formadora de futuros(as) professores(as) em Arte, Flávia traz uma nova perspectiva de reconhecimento e valorização com a ancestralidade das artes, culturas e história dos povos originários, ao mapear as alianças afetivas feitas com escritores(as) indígenas e não-indígenas, donde se faz necessário resgatar conceitos como: rizoma e coma colonial; bem como utilizar de outras referências sobre a temática.

Esperamos vocês em mais este encontro.

Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.

Dia 16/06/2023, das 16h às18h.

Transmissão: https://www.youtube.com/live/GMmX9tN5b3g?feature=share

 

Publicado em 15/06/2023


O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, no âmbito da linha de pesquisa de “Linguagem, corpo e estética na educação” traz, nesta sexta-feira (02), a Professora Associada e Livre Docente da Universidade de Pernambuco-UPE e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto-Portugal Maria de Fátima Gomes da Silva, com o trabalho intitulado Práxis Educativa Freireana: um sonho possível?, sob a mediação da Professora Doutora Michelle Bocchi Gonçalves.

Concebendo a educação proposta por Paulo Freire, a autora propõe a discussão nos termos da práxis educativa freireana, como conjunto de práticas que visam à transformação da realidade material, dado o movimento do processo histórico da sociedade. Nesse sentido, orienta-se para uma educação libertadora como um sonho possível e não-utópico, em detrimento de uma educação domesticadora.

Esperamos vocês em mais este encontro.

Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.

Dia 02/06/2023, das 16h às18h.

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=tn-K2AyAHGQ

Atualizado em 30/05/2023


► Na próxima sexta-feira (26/05/23) ocorrerá o projeto “Sextas na Pós: conversas com professores”.

O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, com rodada temática no âmbito de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais traz, nesta sexta-feira (26), sob orientação da Professora Doutora Fátima Quintal, o debate cujo eixo central é a “Educação e Intervenção na Comunidade”. A partir deste eixo central, os temas apresentados resultam de pesquisas de mestrado e doutorado, desenvolvidas sob a orientação das profas. Dras. Maria de Fatima Quintal de Freitas e Maria de Fatima Minetto, promovendo diferentes intersecções/interações entre educação e possibilidades de atuação/intervenção em comunidades.

O primeiro trabalho será apresentado pelo doutorando André Marques Choinski abordará o “Programa Caregivers Skills Training (CST) e o desenvolvimento de habilidades em cuidadores de crianças com atrasos no desenvolvimento”, tendo como finalidade tornar conhecidas as possibilidades de mediação instrumental, para a utilização por parte de não especialistas junto a essa população.

Em sequência serão apresentados dois trabalhos desenvolvidos na área da segurança pública, com a Polícia Militar do Paraná (PMPR). O trabalho “A formação do Oficial da Polícia Militar e sua expectativa de atuação profissional na comunidade” será apresentado pelo doutor Marcos Roberto de Souza Peres e o trabalho “Formar policiais militares: aspectos psicossociais e educativos entre a academia e a rua” pelo doutorando Dênis Wellinton Viana. Nestes trabalhos serão analisados alguns processos psicossociais e educacionais ligados à participação e compromisso presentes na formação desses profissionais, no cenário atual de proximidade Escola-Polícia.

Por fim, o trabalho “As cotas sociais e a democratização da Universidade brasileira: concepções dos e sobre os estudantes cotistas nas teses e dissertações – uma revisão das produções publicadas entre 2002 e 2022” a ser apresentado pela doutoranda Diana Theodoro, cuja pesquisa toma por base as publicações sobre o sistema de cotas, nos últimos vinte anos, sob o formato de teses e dissertações de diferentes programas de pós-graduação, permitindo informações a respeito do sistema de cotas sociais enquanto

política pública especialmente a partir da ótica d@s própri@s destinatári@s – @s estudantes universitári@s.

Esperamos vocês em mais este encontro.

Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.

Dia 26/05/2023, das 16h às 18h.

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=86dN9KYVVtQ

 

 

Atualizado em 23/05/2023


 

O Projeto “Sextas na Pós: conversas com professores” começa sua edição 2023. Esta iniciativa decorrente de uma parceria entre os Programas de Pós-Graduação de Educação e de Letras, da UFPR, promoveu 26 encontros durante sua primeira edição com uma rica interlocução entre as pesquisas mais recentes no campo da educação da linguística em debates profícuos com a participação de professores da educação básica e estudantes de diferentes lugares do país. A segunda edição do projeto inicia em abril e ocupará o final das tardes de sexta feira (encontro síncrono está marcado para as 16 horas).

O evento estreia com a abordagem da temática “Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano”, trazendo três pesquisas de grande relevância: a primeira intitulada Considerações sobre Desenvolvimento Motor e Cognição em Crianças com Transtorno do Espectro Autista de autoria de Márcia Franciele Spies e do professor Guilherme da Silva Gasparotto, aborda a necessidade do estabelecimento de relações entre o desenvolvimento humano, motor e cognitivo a fim de permitir uma melhor compreensão do desenvolvimento de crianças com TEA, principalmente, com foco no processo de aprendizagem com as crianças atípicas.

O tema sucedâneo a ser apresentado será “A relação entre o professor e a criança bem pequena: uma experiência estética” de autoria da Felicia Siemsen e da professora Tania Stoltz. A partir da perspectiva de Rudolf Steiner e de Emmi Pikler, as pesquisadoras discutem como abordagens holísticas contribuem na formação de professores para tratar da experiência estética.

Por fim, a mestre e doutoranda em Educação Fabiane Orengo discute seu trabalho “Menino Veste Azul! Um estudo sobre o aprendizado do papel masculino.”. A pesquisadora aborda os problemas relativos a desigualdade de gênero, principalmente no que se refere a diferença de oportunidades e salários profissionais, bem como se verifica uma participação mais ativa dos homens na vida doméstica, a partir de um aprendizado pressionado pelos movimentos feministas.

Nos encontramos no canal do youtube do PPGE. Agende e venha para esta roda de conversa!

Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.

Dia 14/04/2023, das 16h às18h.

Transmissão:

https://www.youtube.com/watch?v=c4bpBeXx80s

 

 

Atualizado em 13/04/2023

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Curso de Química – UFPR
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Fone(s): (41) 3361-3185
CEP 81.531-980 | Curitiba |


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre!
Pular para a barra de ferramentas