Menu

► Fundação Botín – Programa de Intercâmbio

Encaminhamos abaixo email que recebemos da Rede Vocare.


..

Somos a Rede Vocare, que se constitui como a rede de ex-bolsistas brasileiros do programa e somos um dos responsáveis pela divulgação das inscrições no Brasil. 

 

Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina trata-se de um programa de intercâmbio realizado pela Fundação Botín, uma fundação espanhola dedicada a promover o desenvolvimento integral da sociedade, explorando novas formas de detectar o talento criativo e apostando nele para gerar riqueza cultural, social e econômica.

 

A cada ano são selecionados 32 estudantes de graduação com perfil de liderança e vocação pública, de países latino-americanos para participar de cerca de dois meses de um curso intenso: palestras, aulas, visitas institucionais, debates, projetos, treinamento outdoor e formação pessoal.

 

O programa de 2023 se realizará em 3 etapas: Colômbia, Espanha e Brasil, e cobre todos os custos de participantes (translado, alojamento e acomodação; com exceção de visto e trâmites com passaporte).

 

As inscrições vão de 1 de março até 11 de maio de 2023, e são feitas de maneira individual por quem deseja se candidatar, através da plataforma online da Fundação (https://fundacionbotin.org/programas/fortalecimiento-funcion-publica-america-latina).

 

A inscrição é realizada individualmente, sendo que cada inscrito deve anexar uma carta de apresentação contendo o aval da Universidade de origem, que se encontra em anexo.

 

Reiteramos que o programa é um excelente espaço para que as universidades brasileiras ampliem as oportunidades de intercâmbio para seus alunos e alunas de uma forma mais democrática, garantindo que pessoas de diferentes perfis possam se candidatar. Além disso, é uma estratégia corrente da Fundação a de abrir oportunidades para universidades ainda não contempladas pela bolsa, a partir da demonstração do interesse em número de candidatos.

 

Enviamos, em anexo, documentos disponibilizados pela Fundação Botín sobre o processo de seleção e um Guia de Perguntas Frequentes elaborado por nós.

 

Estamos à disposição para auxiliar com o que for necessário na divulgação da oportunidade entre os estudantes de sua instituição, bem como em relação a qualquer esclarecimento sobre o apoio institucional solicitado pela Fundação para as candidaturas. 

 

Também é possível encontrar em nossas redes sociais (@redevocare) alguns materiais para divulgação e outras dicas sobre a aplicação.

Contamos com seu apoio, e o de sua instituição, na divulgação do programa!

Cibele Oliveira

Presidente da Rede Vocare


Os/as estudantes que pretendam se inscrever no programa entrem em contato com o Coordenador de Mobilidades e Integração da UFPR, prof. Luiz Santin Gardenal (coord.mobilidade@ufpr.br), a fim de que possamos organizar o processo de emissão de carta de aval da reitoria da UFPR.

 

modelo-declaracion-jurada-2022

modelo-carta-del-rector-2022

 

 

Publicado em 10/04/2023

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Curso de Química – UFPR
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Fone(s): (41) 3361-3185
CEP 81.531-980 | Curitiba |


©2024 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre!
Pular para a barra de ferramentas