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Formulários

Formulários disponíveis em: http://www.prograd.ufpr.br/portal/copap/formularios/

1 – Ajuste de matrícula O ajuste deverá ser realizado pelo SIGA, no período destinado ao ajuste (ver calendário acadêmico vigente em Área do Aluno – Calendário Acadêmico). Casos excepcionais serão atendidos através do formulário impresso entregue na coordenação do curso durante o período de ajuste.
2 – Alteração de Cadastro Para alunos que precisam alterar informações referentes ao cadastro na UFPR. É necessário preencher, imprimir e assinar o formulário, posteriormente enviar a cópia digitalizada para a Unidade de Atendimento da PROGRAD via email (atendimento@ufpr.br) junto com a cópia digitalizada do documento oficial e, se for o caso, decisão judicial.
3 – Requerimento Geral Apresentar no NAA ou na Coordenação do Curso, conforme o assunto do requerimento.
4 – Disciplina Eletiva Para alunos da UFPR.

A solicitação de matrícula em disciplina eletiva pode ser realizada se estiver dentro do período previsto no calendário acadêmico e se satisfazer as seguintes condições ( ver Resolução nº 37/97 – CEPE, arts. 55 a 59):

  • A disciplina não pode ser do curso do aluno;
  • O aluno deve estar matriculado em disciplina do seu curso;
  • Não ultrapassar o limite de 3 disciplinas eletivas por período;
  • Deve haver vagas disponíveis na turma;
  • Não ultrapassar a carga horária limite do seu curso, entre disciplinas curriculares e eletivas;

Para realizar a solicitação, o aluno deve logar no SIGA, entrar em sua tela inicial e clicar em Disciplinas → Solicitação de Matrícula de Disciplinas Eletivas no menu lateral à esquerda.

Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente de abertura do SIGA para solicitação.

Orientações para solicitação no SIGA estão disponíveis em UFPR Aberta – Guia do usuário

5 – Disciplina Isolada Pessoas não integrantes do corpo discente regular da UFPR, com Ensino Médio concluído. No período de matrícula par disciplinas ISOLADAS e ELETIVAS (verificar datas no calendário vigente), confirmar na Secretaria do Departamento que oferta a disciplina se há vaga na disciplina e preencher o requerimento. Solicitação máxima de três disciplinas. Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente. Para as disciplinas isoladas, o aluno deve apresentar, além do formulário devidamente preenchido, assinado e carimbado, cópia do documento de identificação, cópia do CPF e comprovante de conclusão do ensino médio;
5 – Cancelamento Registro Cancelar o registro acadêmico na UFPR. É necessário imprimir, preencher e assinar o formulário, posteriormente entregar na coordenação do curso e apresentar um documento oficial com foto.
6 – Revisão de Notas Boletim de Notas e Frequências para uso do docente que necessita alterar a nota e/ou frequência para o aluno. O formulário deve ser assinado pelo professor responsável pela disciplina e pelo Chefe do Departamento. Favor seguir as determinações da Res. nº 37/97 – CEPE, art. 105 e 107.
7– Transferência ex-offício Preencher o requerimento e entregar no NAA. Atenção à documentação solicitada.
8 – Permanência no curso Para alunos que concluíram o curso de graduação no qual exista mais de uma habilitação e pretendem obter outra habilitação no mesmo curso, a qual deverá ocorrer necessariamente ao término da primeira habilitação. (Res. nº 37/97 – CEPE, art.120). O formulário deverá estar acompanhado de Ata do Colegiado aprovando a solicitação.  Atenção ao prazo do calendário acadêmico vigente.

I.N. 001/2023-PROGRAD – ART 2º§ 5º:  Discentes com ingresso em ABI ou curso pertencente a uma ABI até o ano de 2022, que colarão grau em curso de Licenciatura ou Bacharelado poderão solicitar a permanência para o outro curso da ABI em semestre imediatamente subsequente ao da conclusão do primeiro curso, conforme o Art. 120 da Resolução 37/97 – CEPE, sendo vedada a permanência para discentes ingressantes na Universidade a partir do ano letivo de 2023.

9 – Termo de Opção Para alunos que optem pelo enquadramento de um currículo do seu curso.
 10 – Mudança de Habilitação Requerida diretamente à Coordenação do Curso, deferida pelo respectivo colegiado, deverá ser formalmente comunicada ao NAA para fins de registro no sistema de controle acadêmico, até o último dia útil do primeiro mês letivo do período para o qual entrará em vigor o cadastramento. (Res. nº 37/97 – CEPE, art. 36). O formulário deverá estar acompanhado de Ata do Colegiado aprovando a solicitação. Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente (verificar datas no Menu “Área do Aluno – Calendário Acadêmico”.

I.N. 001/2023 PROGRAD – ART 2º – § 2º: A opção pelo curso pretendido será de caráter irrevogável, devendo a Coordenação do Curso manter a documentação que comprove a escolha feita pelo discente, não sendo permitida uma nova mudança de curso.

11 – Formulário Correção de matrículas Requerimento utilizado pelas Coordenações do Curso e encaminhado ao NAA. Usado para solicitações de matrículas que ainda possuam erros de responsabilidade da Instituição, após o período de ajustes de matrículas junto a coordenação do curso. Solicitação realizada até o primeiro dia útil do último mês letivo do ano/semestre para o qual vigorará a matrícula (Res. nº 37/97 – CEPE, art. 46, parágrafo único). Atenção ao prazo no calendário acadêmico vigente.
12 – Alteração de Cadastro Para alunos que precisam alterar informações referentes ao cadastro na UFPR. É necessário apresentar cópia autenticada do documento que comprove a alteração solicitada. Entregar requerimento no NAA.
13 – Dispensa de pré-requisito Verifique no calendário acadêmico as datas para solicitação (Calendário disponível no Menu “Área do Aluno – Calendário Acadêmico“.
14 – Exercícios Domiciliares R37/87-Art. 85 -Impossibilitado de frequentar as aulas, o aluno ou seu representante requererá ao coordenador de seu curso, no prazo de até cinco 5 (cinco) dias úteis contados do início do impedimento, o regime especial de exercícios domiciliares, mediante apresentação de atestado emitido por profissional da área de saúde.
15 – Segunda chamada – Links Departamentos Deverá ser solicitada no Departamento que oferta a disciplina.
16 – Dispensa de pré-requisito Preencher o formulário e entregar assinado na coordenação do curso, dentro do prazo para solicitação de “Dispensa de pré-requisito” conforme datas do Calendário Letivo vigente.
SOLICITAÇÕES PELO SIGA
Aproveitamento de Conhecimento Para alunos que reprovaram na disciplina por nota e obtiveram frequência igual ou superior a 75%. Permitido solicitar o exame uma única vez na mesma disciplina. Aluno poderá solicitar no máximo dois exames por período acadêmico (semestre/ano) – (Res. nº 92/13 – CEPE e IN nº 01/14 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Processo de Exame de Aproveitamento.
Adiantamento de Conhecimento Para alunos que não cursaram a disciplina, mas aleguem possuir domínio de conhecimento do conteúdo (Res. nº 92/13 – CEPE e IN nº 01/14 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Processo de Exame de Adiantamento.
Cancelamento de Disciplina Cancelar uma disciplina do período letivo de acordo com a Resolução nº 37/97 – CEPE, Art. 60. Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar cancelamento.
Equivalência de Disciplina Solicitação efetuada por alunos ingressantes na UFPR ou para créditos obtidos por meio de convênio (mobilidade acadêmica). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Processo de Equivalência. A documentação deverá ser digitalizada no sentido correto da página e com imagem legível.
Trancamento de curso Para alunos que desejam trancar o curso (Res. nº 97-A/15 – CEPE e I.N. 01/16 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar trancamento.
Destrancamento de Curso Para alunos que desejam destrancar o curso (Res. nº 97-A/15 – CEPE e I.N. 01/16 – PROGRAD). Aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico. Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Como solicitar destrancamento.

 

 

► Orientações para as solicitações no SIGA:

Acessar: Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas através do link abaixo:

https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=9

 

 


 

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