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Formandos

  • As disciplinas de cada período do curso são ofertadas sem conflito de horário, mas não é possível garantir que disciplinas de períodos diferentes sejam ofertadas sem conflitos para atender a integralização específica de cada aluno desperiodizado.
  • O Certificado de Conclusão de Curso só estará disponível após a assinatura da ata de Colação de Grau e poderá ser solicitado via e-mail (solicitar via email @UFPR). 
  • Para participação na próxima colação o aluno deverá ter integralizado o curso (com as atividades formativas e todas as notas já lançadas no histórico – a considerar o prazo final de lançamento) pelo menos 40 dias antes da data da próxima colação.
  • É importante o acompanhamento do Histórico de Integralização e o acompanhamento do lançamento das notas pelos professores de acordo com as datas do calendário Acadêmico.
  • Só estarão liberados para a colação de grau os alunos que integralizaram o curso com todas as notas, equivalências e Atividades Complementares lançadas no sistema, bem como a situação regular com o ENADE.

 

Colação de Grau na UFPR

Só estarão liberados para a colação de grau os alunos que integralizaram o curso já com todas as notas, equivalências e Atividades Complementares lançadas no sistema, bem como a situação regular com o ENADE.

 

Colação com solenidade: organizada por uma comissão de formatura e que ocorrerão em sessão solene do COUN.

Colação sem solenidade: opção para os formandos que não desejam ou não podem arcar com os custos de uma cerimônia de formatura. As Colações Sem Solenidade ocorrem duas vezes ao ano, em datas definidas pelo Setor de Exatas. Informe-se na coordenação do curso sobre as datas.

 Procedimentos para Colação de Grau

  • Os alunos e/ou as comissões de formatura deverão no início do semestre comparecer à Coordenação do Curso e informar com antecedência sobre a opção de colação desejada, com ou sem solenidade.
  • Os formandos que irão colar grau Sem Solenidade devem informar e confirmar via email à consulta feita pela coordenação, uma vez confirmada a participação na Colação Sem Solenidade não é permitida a participação posterior na sessão solene.
  • Com estas informações, a coordenação do curso irá expedir uma listagem de concluintes para a colação e enviar para COPAP/SAAC em dois processos: I-Alunos que participarão da Colação Com Solenidade e II-Alunos que participaram da colação Sem Solenidade.
  • A Instrução Normativa nº 01/09-COUN proíbe expressamente a participação de alunos não constantes da lista oficial encaminhada pela COPAP, em quaisquer atividades de Colação de Grau.

Orientações para as Comissões de Formaturas

  • Orientem aos alunos desperiozados, que no último período se precisarem de disciplinas de diferentes semestres para integralização do curso, não há como garantir a oferta dessas disciplinas sem que haja conflito, pois é impossível atender a necessidade específica de horário para cada aluno.
  • A grade horária das próximas ofertas podem ser previstas pelas ofertas anteriores. Os horários das disciplinas ofertadas nos semestres ímpares e nos semestres pares serão mantidos, podendo ocorrer pequenos ajustes.
  • Para oficialização das solenidades as Comissões de Formatura devem se registrar junto ao Cerimonial do Gabinete da Reitoria, que é o órgão oficialmente responsável por todos os protocolos e cerimônias realizados no âmbito da Universidade.
  • Diante deste registro, as Comissões de Formatura estarão legalmente cadastradas e receberão assessoria e orientações sobre as normas oficiais que deverão ser observadas para a realização deste ato solene do COUN.
  • O primeiro passo para começar a preparar a formatura é a reserva da data. A Comissão de Formatura deve reservar data junto à Cerimonial do Gabinete da Reitoria (na Reitoria), recebendo, assim, material explicativo sobre o processo. Essa reserva deve ser feita com antecedência, principalmente pela dificuldade de encontrar disponível a data desejada.
  • A reserva do local a ser realizada a solenidade de colação de grau é responsabilidade da comissão de formatura, mesmo nos casos em que o local escolhido for o Teatro da Reitoria  – Fone: (41) 3360-5066 – e-mail: teatro@ufpr.br
  • Após os procedimentos de reserva e confirmação, a Comissão de Formatura deverá entrar em contato com o Cerimonial da UFPR ( (41) 3360-5014/ 3360-5157) para orientações pertinentes à solenidade de colação de grau.
  • A Comissão de Formatura deverá manter contato com a coordenação do curso através de email informando o nome e telefone de pelo menos 3 membros da comissão e solicitando que a coordenação encaminhe ofício via processo SEI para SAEC (Serviço Administrativo dos Espaços Culturais) para confirmação da data e horário reservados para a solenidade.
  • Acompanhar com a coordenação do curso a confirmação da reserva.
  • Enviar email para a coordenação do curso com a listagem final dos participantes da Sessão Solene até 40 dias antes da data da Colação, após o envio não será possível a inclusão de novos participantes.

 

O Cerimonial do Gabinete do Reitor está localizado no prédio da Reitoria, na Rua XV de Novembro, 1299 – 2º andar. Os telefones para contato são: 3360‐5157 ou 3360‐5028 e o e‐mail é: cerimonial@ufpr.br

 


Permanência

 

Art. 120. A/o estudante ingressante na UFPR até o ano de 2022, que concluir curso de graduação no qual exista uma segunda habilitação, poderá permanecer na UFPR para obter a segunda habilitação no mesmo curso, devendo realizar nova colação de grau ao término desta.

  • Estudantes ingressantes a partir do ano de 2023  não  terão direito à permanência.

Emissão de Diplomas

  • O aluno deve realizar o Upload no SIGA dos documentos em formato PDF: Certidão de Nascimento ou Casamento, RG e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
  • Após a colação de grau, o Setor encaminhará a ata dos presentes e a coordenação preparará a documentação para impressão e registro dos diplomas.
  • A coordenação encaminhará a documentação para Unidade de Diplomas via SIGA, que após todo o trâmite informará a coordenação quando estiverem prontos.
  • A coordenação enviará email para o ex-aluno, que deverá comparecer à Coordenação do Curso para assinar seu diploma e retirá-lo.
  • O diploma somente poderá ser retirado pelo ex-aluno, através de apresentação de documentação com foto.
  • Não serão entregues diplomas a terceiros, mesmo que haja grau de parentesco.
  • Não será entregue o diploma ao aluno que conste da relação de inadimplentes com o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPR (RESOLUÇÃO N° 79/99-CEPE).

 


 

 

 

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