Solicitação efetuada por alunos ingressantes na UFPR ou para créditos obtidos por meio de convênio (mobilidade acadêmica).
O aluno solicita via sistema SIGA, no prazo estabelecido em calendário acadêmico.
Seguir tutorial da página UFPR Aberta – Apoio ao Usuário – Conheça o SIGA – Bloco 1 – Alunos e Alunas – Processo de Equivalência.
► ATENÇÃO:
I – A documentação deverá ser digitalizada no sentido correto da página e com imagem legível.
II – A documentação inserida deverá ser a da disciplina cursada originalmente (Histórico e Ementa), não sendo permitido equivalência de uma equivalência.
III – Antes da solicitação no SIGA confira o conteúdo/ementa da disciplina solicitada se tem relação com a disciplina cursada.
IV – Se foi necessário anexar mais de uma ementa para a equivalência em uma disciplina, o PDF que será feito o upload deverá constar todas as ementas necessárias.
► Ementas – busca por disciplina/código
► Matriz Curricular dos cursos – busca pelos códigos (12B, 12A ou 104A)
– Curso Bacharelado Integral (12B)
– Curso Licenciatura Integral (12A)
– Curso Licenciatura Noturno (104A)
Resolução CEPE 92/13
Art. 5º A solicitação de equivalência de disciplinas deverá ser protocolada uma única vez por ocasião do ingresso na UFPR e, quando for o caso, no retorno de intercâmbio na coordenação do curso ao qual o aluno pertence.
I.N. 01/2014-PROGRAD :
Art. 5º O processo de equivalência de disciplinas deverá ser instruído com:
I. Histórico escolar ou certificado originais, da época de conclusão da disciplina, completo e atualizado, em que constem a denominação da disciplina, sua carga horária total, nota ou conceito e frequência obtidas, bem como os parâmetros mínimos para aprovação na Instituição de origem;
II. Programas das disciplinas cursadas na instituição de origem com autenticação (carimbo, visto ou autenticação eletrônica, etc…), onde constem os planos de ensinos (ementa, carga horária, objetivos, conteúdo programático ou desdobramento da área de conhecimento em unidades, procedimentos didáticos, formas de avaliação e bibliografia básica utilizada);