Pesquisa

Linhas de Pesquisa

  1. Desenvolvimento de metodologias analíticas
  2. Modificação de argilominerais visando aplicações ambientais e ou analíticas
  3. Estudos ambientais de interação de substâncias húmicas e argilominerais com herbicidas e íons de metais pesados
  4. Estudos analíticos de pré-concentração de poluentes de interesse ambiental
  5. Desenvolvimento de métodos analíticos para análise de banhos de galvanoplastia, ligas metálicas, produtos químicos e efluentes

Projetos de Pesquisa

Abordagens baseadas em extração em fase sólida para a quantificação de contaminantes de preocupação emergente em águas
Descrição: O objetivo do presente projeto é a investigação de estratégias de extração em fase sólida miniaturizada, pelo emprego de pequenas colunas de extração, ou na forma dispersiva, ambas voltadas para a extração de contaminantes de preocupação emergente de diferentes classes. Para tal serão avaliadas fases minerais, com ênfase para os argilominerais naturais ou modificados visando obter métodos analíticos em consonância com os princípios de química limpa, minimizando o emprego de solventes nas etapas analíticas, além do baixo custo e fácil obtenção e purificação das referidas fases sorventes. As técnicas de extração serão aplicadas na quantificação de diferentes espécies de interesse, em amostras de águas naturais da cidade de Curitiba e da região metropolitana. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

 

Desenvolvimento de Métodos Analíticos por Microextração em Fase Líquida e em Fase Sólida visando a Quantificação de Contaminantes em Amostras Aquosas
Descrição: O projeto é dedicado ao desenvolvimento de métodos analíticos, visando a quantificação de poluentes ambientais com ênfase para pesticidas e íons metálicos. Tem como principal objetivo conduzir estudos direcionados para extrair e concentrar pesticidas em matrizes aquosas. Nesse sentido, são investigados procedimentos como a microextração por solvente e microextração em fase sólida, que demonstram uma boa potencialidade com relação às referidas classes de compostos. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

 

Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA)
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

 

Orientações em andamento

Tese de doutorado

  • Luis Fernando Amorim Batista. Desenvolvimento de Estratégias Analíticas empregando Extração em Fase Sólida para a Quantificação de Pesticidas da Classe das Triazinas em Matrizes Aquosas. Início: 2018. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

 

Iniciação científica

  • Sara Renata Gonçalves. Estudo da técnica de extração sortiva em barras de agitação para determinação de pesticidas da classe das triazinas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Orientações de outra natureza

  • Carolina Dias Bressan. Estudo de sorção de micropoluentes em fases minerais. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Paraná. (Orientador).