CQ052 – Físico-Química Exptal. III

O contexto histórico – Motivação

Com o progresso das ciências naturais no século XIX, a Química se beneficiou enormemente do progresso tecnológico que permitiu a medida de quantidades antes inacessíveis. Em particular, as trocas de energia entre os sistemas se tornaram quase corriqueiras em vista da invenção da bomba calorimétrica por Berthelot, e das leis de Lavoisier e Hess.

Antoine Lavoisier (1743-1794)…            Pierre E. Berthelot (1827-1907)…..    … e Germain Henri Hess (1802-1850)

Por outro lado, a implantação de indústrias químicas levou à necessidade da caracterização dos processos químicos por meio de análise da Cinética como sugerido por Guldberg e Waage. Na mesma época, as medidas eficientes e limpas dos potenciais termodinâmicos se tornaram possíveis graças ao trabalho de Kohlrausch e Ostwald em pilhas eletroquímicas. Em vista deste quadro, é interessante para os químicos um sólido conhecimento de Cinética e Eletroquímica.

Esta disciplina

No segundo ano dos cursos de Química e Engenharia Química, os alunos são introduzidos à parte de Físico-Química, em particular nas disciplinas de Termodinâmica e Eletroquímica (CQ112) ou Físico-Química III (CQ048) e IV (CQ049). Esta disciplina CQ052 tem a função de fornecer suporte empírico para as disciplinas CQ048 e CQ049. Ementa de CQ052

Bibliografia e material suplementar

Nesta disciplina o texto-base será Físico-Química, de Peter Atkins (volume 1, capítulos 0 a 9). A apostila do laboratório conterá o material abordado. Recomenda-se que o aluno leia com calma este material antes das aulas, para não ficar perdido.

Durante este semestre serão realizadas nove práticas ilustrando este material. Antes de cada exame parcial, será dada uma aula de revisão das práticas realizadas naquela parte. Nesta aula serão abordadas 1) teoria, 2) cálculos, 3) confecção e interpretação de gráficos e 4) cálculo de erro das propriedades medidas. Dois arquivos com exercícios extras estarão disponíveis para download no link acima.

Avaliações

Dois exames parciais, cada um valendo 100 (cem) pontos, seráo aplicados nas seguintes datas:

25 de setembro – 20 de novembro

Serão considerados aprovados os alunos que atingirem média 70 (setenta) após computadas as notas dos dois exames (70%), dos dez relatórios (20%) e notas de participação e preparação para as práticas (10%). Os alunos com média entre 40 e 69 prestarão um exame final no dia 11 de dezembro de 2019.

Qualquer situação não-prevista será resolvida a critério do professor responsável. Por isso, recomenda-se que em situações estranhas contacte-se o professor o mais rápido possível.

Turma: Quarta-feira, 15:30 às 17:30 h


Resultados do Segundo Semestre de 2019:

Aluno P1 (25/set) P2 (20/nov) Relatorios Média Parcial Exame Final Nota Final
AMDS
ARDS
APS
BMR
GPDS
HSS
KF
KCDAA
LCJ
LP
LTR
LSDO
MS
MHMM
MVM
PHVDS
RDCL
RJDS
RPDJ
Médias  …  …