CQ050

O contexto histórico – Motivação

Com o progresso das ciências naturais no século XIX, a Química se beneficiou enormemente do progresso tecnológico que permitiu a medida de quantidades antes inacessíveis. Em particular, as trocas de energia entre os sistemas se tornaram quase corriqueiras em vista da invenção da bomba calorimétrica por Berthelot, e das leis de Lavoisier e Hess.

Antoine Lavoisier (1743-1794)…            Pierre E. Berthelot (1827-1907)…..    … e Germain Henri Hess (1802-1850)

Por outro lado, estas leis só se tornaram passíveis de uso devido aos avanços da Matemática da época. A grande sacada foi a realização (principalmente por Clapeyron, Helmholtz e Gibbs) de que as propriedades termodinâmicas extensivas (U, H, F, G, S, V etc.) podem ser entendidas como “funções de estado” (funções matemáticas imaginárias que respeitam os teoremas de Green, Gauss e Stokes). Isto torna todos os trabalhos muito fáceis, pois para qualquer processo de interesse pode-se montar um ciclo termodinâmico apropriado. Balanços de massa e energia só são possíveis graças à lei de Hess. Portanto, é interessante para os químicos e engenheiros químicos terem um sólido conhecimento de Termodinâmica.

Esta disciplina

No segundo ano dos cursos de Química e Engenharia Química, os alunos são introduzidos à parte de Termodinâmica, em particular nas disciplinas de Termodinâmica e Eletroquímica (CQ112) ou Físico-Química I (CQ046). Esta disciplina CQ050 tem a função de fornecer suporte empírico para as disciplinas CQ112 e CQ046. Não basta decorar a lei; o aluno tem que ver acontecer na sua frente para alcançar a realização do conceito. Ementa de CQ050

Bibliografia e material suplementar

Nesta disciplina o texto-base será Físico-Química, de Peter Atkins (volume 1, capítulos 0 a 9). A apostila do laboratório conterá o material abordado. Recomenda-se que o aluno leia com calma este material antes das aulas, para não ficar perdido.

Durante este semestre serão realizadas dez práticas ilustrando este material. Antes de cada exame parcial, será dada uma aula de revisão das cinco práticas realizadas naquela parte. Nesta aula serão abordadas 1) teoria, 2) cálculos, 3) confecção e interpretação de gráficos e 4) cálculo de erro das propriedades medidas. Dois arquivos com exercícios extras estarão disponíveis para download no link acima.

Avaliações

Dois exames parciais, cada um valendo 100 (cem) pontos, seráo aplicados nas seguintes datas:

27 de setembro – 22 de novembro

Qualquer situação não-prevista será resolvida a critério do professor responsável. Por isso, recomenda-se que em situações estranhas contacte-se o professor o mais rápido possível.Serão considerados aprovados os alunos que atingirem média 70 (setenta) após computadas as notas dos dois exames (70%), dos dez relatórios (20%) e notas de participação e preparação para as práticas (10%). Os alunos com média entre 40 e 69 prestarão um exame final nas datas de 13 de  dezembro de 2019.

Turma: Sexta-feira, 19:00 às 21:00 h


Resultados do Segundo Semestre de 2019:

Aluno P1 P2 relatórios Média
AVDS
EAS
HDSB
LMJM
LAG
Turma  …