CQ033 – Termodinâmica

O contexto

Com o aparecimento das indústrias químicas no começo do século XIX, a aplicação de química em escala industrial tornou-se uma realidade. Com o interesse crescente nos processos bioquímicos, o campo da Engenharia Química cedeu espaço para uma especialização dedicada a processos bioquímicos.

Biotecnologia consiste na aplicação em grande escala, ou transferência para indústria, dos avanços científicos e tecnológicos, resultantes de pesquisas em ciências biológicas. O próprio desdobramento da terminologia implica a biotecnologia como sendo o uso de organismos vivos (ou suas células e moléculas) para produção racionalizada de substâncias, gerando produtos comercializáveis…

Em vista da diversidade dos conceitos e protocolos de Química utilizados, é interessante para os engenheiros de Biotecnologia e Bioprocessos terem um sólido conhecimento de Química, e particularmente Termodinâmica. O objetivo desta disciplina CQ033 é fornecer a formação necessária para ser usada pelo aluno em futuras disciplinas.

Esta disciplina

No primeiro ano deste curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, os alunos se ocupam bastante com Química, em particular as disciplinas de Química Geral (CQ031) e Físico-Química (CQ033) . Esta disciplina visa fornecer ao aluno de Biotecnologia uma base em Termodinamica. Syllabus de CQ033

Avaliação

Na parte teórica, dois exames parciais seráo aplicados, cada um valendo 100 pontos. Serão considerados aprovados por média os alunos que alcançarem média 70 ou maior após os dois exames mais a parte de laboratório. Os alunos com média entre 40 e 69 pontos prestarão um exame final, a se realizar na terça-feira, dia 10 de dezembro de 2019.

Bibliografia e material suplementar

Nesta disciplina o texto-base será a 7a. edição de Físico-Química, de Peter Atkins & Julio de Paula (volume 1, capítulos 0 a 10). Os handouts de algumas aulas (em formato pdf ) estão disponíveis para download no link acima. Recomenda-se que o aluno leia com calma este material antes das aulas, para não ficar perdido. As listas de exercícios (em formato pdf ) também estão disponíveis para download no link acima. Recomenda-se que o aluno use estas listas para praticar e tenha pleno conhecimento de cada material antes de estudar o próximo ponto.

Qualquer situação não-prevista será resolvida a critério do professor responsável. Por isso, recomenda-se que em situações estranhas contacte-se o professor o mais rápido possível.


Resultados do Segundo Semestre de 2019:

Aluno Turma P1 (24/09) P2 (29/11) Laboratório Média Exame Final Situação

As provas realizadas estarão disponíveis para exame mediante contato com o professor responsável.

Bom Semestre para todos nós !!!