O ano de 2020 foi repleto de desafios e descobertas, diversas atividades consolidadas tiveram que se reinventar para continuar ativas. Em um ano tão difícil para a economia, o setor alimentício atingiu metas e apresentou uma grande taxa de crescimento, batendo 12,8% de aumento no faturamento obtido, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.
Um fator determinante no setor é seu controle de qualidade, este analisa todas as etapas necessárias, desde a colheita até o produto final, para que se atendam às necessidades do consumidor e que sejam cumpridas todas as normas vigentes.
A Química e suas técnicas são ferramentas muito utilizadas no setor alimentício, uma vez que oferecem métodos de análise e confirmação dos componentes do produto, assim contribuindo para a segurança dos alimentos distribuídos à população.
Uma análise muito relevante no meio é a análise de amostras por Espectroscopia FTIR – ou seja, espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier. O método consiste em caracterizar um material em função dos grupos funcionais encontrados nele a partir da interação e absorção com a radiação eletromagnética.
A seguir iremos citar três motivos pelos quais a análise de alimentos a partir da Espectroscopia FTIR é considerada altamente necessária.
Identificação de contaminantes e reações indesejadas
Muitas vezes ao longo do processo de produção, ou até mesmo no armazenamento, o produto pode ser contaminado por substâncias não desejáveis, podendo ocorrer assim a deterioração. Ou ainda mais, pode-se haver a incerteza na composição do produto final produzido, desse modo é necessário que análises sejam realizadas para se comprovar a composição do produto.
Assim, as análises por Espectroscopia FTIR são amplamente utilizadas para a caracterização do produto, podendo quantificar uma determinada substância. Pode-se também monitorar diversos tipos de reações químicas presentes na amostra, como por exemplo, reações de Hidrogenação, levando a identificação de melhores ferramentas de controle de processo.
Resultados são obtidos rapidamente
A técnica de FTIR pode ser uma ferramenta muito econômica e flexível, uma vez que pode ser configurada para a análise de um ou mais fatores, tudo em um único equipamento, fornecendo diversas informações acerca da amostra de uma única vez. 
Desse modo, a técnica torna-se muito eficiente, concentrando em uma única análise diversos resultados em um curto intervalo de tempo, além de ser uma técnica não-destrutiva, podendo recuperar a análise para outros usos. As possibilidades são infinitas!
Confirma o controle de qualidade do produto
Como a técnica permite a identificação de compostos no produto é possível realizar o controle do processo de qualidade como um todo, analisando a conformidade fornecida inicialmente e o alinhamento com as normas vigentes.
Uma equipe qualificada de especialistas é capaz de interpretar os resultados das análises e transformá-los em ações adequadas a sua realidade para serem aplicadas, a fim de garantir uma melhor qualidade para seu produto.
Todos esses pontos citados são somente parte de todo o processo que envolve as análises por Espectroscopia FTIR. A sua utilização pode ser a solução necessária para alavancar a qualidade de seu produto, melhorando sua performance no mercado competitivo.
A Isomeria – Soluções em Química é especializada na área, possuindo os equipamentos e os conhecimentos necessários para empregar o método, tornando o seu produto o de melhor qualidade possível. Entre em contato para discutirmos as melhores soluções para sua empresa!