O ambiente de trabalho pode apresentar diversas situações inesperadas e que podem oferecer riscos ao bem-estar dos trabalhadores deste local. As Normas Regulamentadoras (NR’s) foram desenvolvidas justamente para darem o suporte adequado ao bem-estar do funcionário!
O laboratório químico, como um local de trabalho, também oferece diversos riscos ao trabalhador, além do fato de que nele se manipulam reagentes químicos que, se não forem manuseados com o devido cuidado, podem oferecer riscos adicionais ao trabalhador laboratorial.
Com o intuito de prevenir e informar aos funcionários a respeito de tais riscos no local, foram desenvolvidos os Mapas de Riscos. Eles são ferramentas visuais na forma de representações gráficas que reúnem os fatores de risco presentes no local e sua origem, facilitando a sua visualização e facilitando a prevenção. Os Mapas de Riscos são ferramentas fundamentais para as Boas Práticas de Laboratório (BPL), um conjunto de ações que visam diminuir os riscos atrelados ao ambiente laboratorial.
A seguir iremos discutir mais algumas ferramentas e elementos essenciais para o dia-a-dia laboratorial!
Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva
Uma medida de segurança de extrema importância na BPL é a utilização de EPI’s e EPC’s.
Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI’s e EPC’s) são elementos de contenção utilizados para proteger o profissional do contato com agentes que possam causar riscos ao seu bem-estar.
Pode-se citar como alguns exemplos de EPI’s:

● Jaleco: atua como uma barreira de proteção para o profissional;
● Luvas: utilizadas na manipulação de produtos químicos;
● Óculos de proteção: capaz de proteger os olhos do funcionário contra eventuais riscos residuais do processo, por exemplo;
● Máscara: Protege ou minimiza a inalação de gases, poeiras, névoas e voláteis.
De outro modo, pode-se citar como exemplos de EPC’s equipamentos de proteção dos profissionais no ambiente de trabalho, tais como:
● Lava-olhos: utilizado em casos de acidentes envolvendo a região da face e dos olhos;
● Chuveiro de emergência: utilizado em casos de acidentes com produtos químicos ou fogo;
● Capelas de exaustão: toda a manipulação que possa ocasionar uma reação perigosa ser feita dentro de uma capela.

Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ)
Todo laboratório deve manter, em um local de fácil acesso e visualização, uma pasta com as Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), uma série de documentos criados para normalizar dados sobre a propriedade de compostos químicos e misturas, evitando acidentes de trabalho.
Além dos procedimentos a serem realizados em caso de acidentes, nas FISPQ também são abordadas informações de descarte adequado de resíduos, além de recomendações de segurança para o armazenamento e manuseio dos produtos químicos em questão.
Realizar a manutenção periódica dos equipamentos
Um lema que se carrega nos ambientes laboratoriais é o de que sempre deve-se buscar a prevenção ao invés da remediação!
