O profissional do futuro, como é chamado, é aquele profissional que possui as características mais desejadas para o mercado de trabalho atual.
Segundo Mafoane Odara, líder em Recursos Humanos para América Latina na Meta, em entrevista para a revista Exame, o momento atual no mercado de trabalho é complexo. Para lidar com essa complexidade das situações e das relações atuais, algumas habilidades são muito importantes, não só para o presente, mas que guiarão as empresas para o futuro.
Essas habilidades, no caso, são justamente as Soft Skills. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?
O que são Soft Skills?
As habilidades interpessoais, em português, são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida consigo mesmo e com outros em seu ambiente.
Elas são habilidades que, diferentemente das chamadas Hard Skills, as habilidades técnicas, não são facilmente mensuradas através de metas, por exemplo. Sua aplicação no ambiente de trabalho é subjetiva, tendo impacto direto nas relações cotidianas no ambiente de trabalho.
Quais são essas habilidades?
Existem diversos fatores que podem influenciar no comportamento de um indivíduo. Por este motivo, as Soft Skills são divididas entre algumas habilidades.
Veremos três exemplos na sequência:
- Empatia
O profissional do futuro tem que ser capaz de se colocar no lugar do outro. Relacionada diretamente com a comunicação efetiva em um local de trabalho, a empatia ajuda a desenvolver o espírito de liderança, obtendo maior dedicação dos seus colegas.
Ao tratar todos com respeito e educação é possível desenvolver um ambiente suscetível ao envio de feedbacks, criando um ambiente de constante crescimento.
- Inteligência Emocional
A inteligência emocional é a capacidade de se reconhecer, ou seja, de lidar com suas próprias emoções. Quantas vezes não ouvimos a famosa frase “Você é seu maior inimigo”? Ao se conhecer, você é capaz de identificar emoções e aplicá-las corretamente, evitando situações desconfortáveis no ambiente de trabalho.
- Trabalho em Equipe