O ambiente de trabalho pode apresentar diversas situações inesperadas e que podem oferecer riscos ao bem-estar dos trabalhadores deste local. As Normas Regulamentadoras (NR’s) foram desenvolvidas justamente para darem o suporte adequado ao bem-estar do funcionário!
O laboratório químico, como um local de trabalho, também oferece diversos riscos ao trabalhador, além do fato de que nele se manipulam reagentes químicos que, se não forem manuseados com o devido cuidado, podem oferecer riscos adicionais ao trabalhador laboratorial.
Com o intuito de prevenir e informar aos funcionários a respeito de tais riscos no local, foram desenvolvidos os Mapas de Riscos. Eles são ferramentas visuais na forma de representações gráficas que reúnem os fatores de risco presentes no local e sua origem, facilitando a sua visualização e facilitando a prevenção. Os Mapas de Riscos são ferramentas fundamentais para as Boas Práticas de Laboratório (BPL), um conjunto de ações que visam diminuir os riscos atrelados ao ambiente laboratorial.
A seguir iremos discutir mais algumas ferramentas e elementos essenciais para o dia-a-dia laboratorial!
Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva
Uma medida de segurança de extrema importância na BPL é a utilização de EPI’s e EPC’s. 
Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI’s e EPC’s) são elementos de contenção utilizados para proteger o profissional do contato com agentes que possam causar riscos ao seu bem-estar.
Pode-se citar como alguns exemplos de EPI’s:
Fonte imagem: Bio Medicina e Micro
● Jaleco: atua como uma barreira de proteção para o profissional; 
● Luvas: utilizadas na manipulação de produtos químicos;
● Óculos de proteção: capaz de proteger os olhos do funcionário contra eventuais riscos residuais do processo, por exemplo;
● Máscara: Protege ou minimiza a inalação de gases, poeiras, névoas e voláteis. 
De outro modo, pode-se citar como exemplos de EPC’s equipamentos de proteção dos profissionais no ambiente de trabalho, tais como:
● Lava-olhos: utilizado em casos de acidentes envolvendo a região da face e dos olhos;
● Chuveiro de emergência: utilizado em casos de acidentes com produtos químicos ou fogo; 
● Capelas de exaustão:  toda a manipulação que possa ocasionar uma reação perigosa ser feita dentro de uma capela.
Fonte imagem: Inbraep
Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ)
Todo laboratório deve manter, em um local de fácil acesso e visualização, uma pasta com as Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), uma série de  documentos criados para normalizar dados sobre a propriedade de compostos químicos e misturas, evitando acidentes de trabalho.
Além dos procedimentos a serem realizados em caso de acidentes, nas FISPQ também são abordadas informações de descarte adequado de resíduos, além de recomendações de segurança para o armazenamento e manuseio dos produtos químicos em questão.
Realizar a manutenção periódica dos equipamentos
Um lema que se carrega nos ambientes laboratoriais é o de que sempre deve-se buscar a prevenção ao invés da remediação!
Fonte imagem: Anselmo Santana
Ao manter uma rotina de manutenção adequada nos equipamentos utilizados no laboratório é possível evitar acidentes no trabalho causados por falhas nestes, evitando possíveis riscos ao funcionário como, por exemplo, derramamentos, vidrarias quebradas, queimaduras, etc.
Ademais, a manutenção periódica dos equipamentos é uma alternativa mais eficaz e barata, já que, uma vez defeituosos, os equipamentos irão requerer consertos mais caros e que ainda podem interromper o processo produtivo no ambiente.
Como pudemos ver, um laboratório é formado por processos tanto simples quanto complexos. O grande desafio é garantir que todos esses fluam da maneira esperada, garantindo o bem-estar do funcionário ao longo disso.
Por este motivo, a Isomeria – Soluções em Química trabalha sempre buscando transformar a sua empresa na melhor versão possível, buscando a união de processos eficientes e segurança no ambiente de trabalho.
Possuímos tanto os profissionais quanto o conhecimento adequado para oferecer o serviço de desenvolvimento de um Mapa de Riscos personalizado para sua empresa, sempre buscando tornar a sua produção a de maior qualidade possível. Entre em contato para discutirmos as melhores soluções para sua empresa!
Fonte: Guia de Boas Práticas Laboratoriais – FMUSP
Por: Letícia Lima Ludovico 
Scroll to top