A união dos conhecimentos teóricos vistos em sala de aula com o dia-a-dia dos estudantes é um dos principais objetivos que o ensino de Química busca oferecer. São utilizados softwares, práticas laboratoriais, materiais manipulativos e até mesmo aplicativos de celular para isso.
Uma excelente alternativa para unir não somente os conhecimentos de Química mas também veicular o conhecimento e facilitar o processo de ensino-aprendizagem de uma forma lúdica, dinâmica e divertida é a Feira de Ciências.
As feiras de ciências nas escolas do ensino básico são excelentes ferramentas de divulgação dos conhecimentos desenvolvidos no âmbito escolar, por meio delas os estudantes e toda a comunidade escolar são estimulados a participar de forma ativa e a desenvolver seu pensamento científico, resultando no aluno atuando como um sujeito ativo de seu próprio aprendizado.
A realização das Feiras de Ciência traz diversos benefícios para o ambiente escolar, clique aqui para ler nosso post sobre a Feira de Ciências e conhecer mais a fundo esses benefícios.
Iremos comentar a seguir sobre três importantes feiras de ciências que são promovidas e o que cada uma busca promover!
FEBRACE
Fundada em 2003 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é uma das maiores feiras de ciência do país, atuando como um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza uma grande mostra de projetos.
Um dos objetivos da FEBRACE é fornecer a melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão, ao fornecer a oportunidade de que os estudantes entrem em contato com o ambiente científico desde o ensino básico.
Leia mais sobre na página oficial do evento!
Ciência Jovem
A Ciência Jovem é uma das mais antigas e maiores Feiras de Ciências do Brasil, já sendo realizada há 27 anos, pelo ESPAÇO CIÊNCIA, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco.
Todo ano são reunidos cerca de 300 projetos de estudantes e professores de todos os estados brasileiros e também de outros países, sendo aberta a todos os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, nas Redes Pública e Privada de Ensino.
Essa feira tem como objetivo, não apenas revelar os talentos científicos individuais, mas sobretudo fomentar a Educação Científica, buscando a inclusão de pesquisas no currículo acadêmico escolar.
Conheça mais sobre o evento Ciência Jovem!
Feira Brasileira de Jovens Cientistas
A Feira Brasileira de Jovens Cientistas é a primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual, focada em estimular a produção científica desde cedo nas instituições de ensino, possibilitando o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros.
Por meio da concessão de bolsas e credenciais para eventos internacionais, a feira busca expandir as oportunidades dos estudantes por meio da ciência.
Confira o site oficial do evento!
Vimos, por meio desses eventos, o importante papel que as Feiras de Ciência desempenham no processo de desenvolvimento científico escolar, uma vez que, por meio delas, é possível fomentar desde cedo na caminhada do aluno a curiosidade e a paixão pela ciência!
A Isomeria – Soluções em Química se preocupa com o desenvolvimento científico no ensino básico e por este motivo oferece o serviço de Feira de Ciências para o Ensino Fundamental, consistindo na implementação de uma Feira de Ciências personalizada e destinada à comunidade escolar, fomentando, desde sempre, o ensino de ciências! Entre em contato para conhecer melhor nosso serviço!
Por: Letícia Lima Ludovico