Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram implantados a partir da reunião que ocorreu em Nova York de 25 a 27 de setembro de 2015, no septuagésimo aniversário da ONU. Eles fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento sustentável e “buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.” ONU, 2015
E quais são esses objetivos?
Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Com esses objetivos em mente, tanto governantes quanto instituições privadas podem trabalhar com o mesmo norte e com um guia concreto de como transformar o mundo num lugar melhor em até 2030.

As Empresas Juniores possuem como uma de suas batalhas produzirem mais projetos de Alto Impacto, ou seja, projetos que de fato afetem a sociedade em volta de forma significativa, pois o potencial de impacto de uma EJ é especialmente grande por sempre poder fornecer serviços de qualidade a preços muito acessíveis, estendendo os braços da ciência e tecnologia para muito mais pessoas.
E como sabemos que nossos projetos são de Alto Impacto?
Uma das formas é Atingir um dos ODS: Indicativo de que o projeto possui impacto social, por cumprir com o atingimento de objetivos discutidos internacionalmente para o desenvolvimento mundial.
A Isomeria também trabalha para transformar seu ambiente da melhor forma possível, assim todos os nossos projetos possuem ligação com as ODS:
Análises físico-químicas e microbiológicas de matrizes aquosas possui um impacto direto em dois objetivos: o Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades e o Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
A nossa consultoria em experimentação, assim como a Feira de Ciências tem ligação direta com o Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Portanto, ao contratar o serviço de uma empresa júnior, você poderá Indiretamente está contribuindo para os objetivos das ODS, além do projeto em si você também irá promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos (8), fortalecendo os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável (17) e principalmente fomentando a inovação (9)!

Por Clara Carolina e Vinícius M. Chagas
Scroll to top