O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, no âmbito da linha de pesquisa de “Linguagem, corpo e estética na educação” traz, nesta sexta-feira (02), a Professora Associada e Livre Docente da Universidade de Pernambuco-UPE e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto-Portugal Maria de Fátima Gomes da Silva, com o trabalho intitulado Práxis Educativa Freireana: um sonho possível?, sob a mediação da Professora Doutora Michelle Bocchi Gonçalves.
Concebendo a educação proposta por Paulo Freire, a autora propõe a discussão nos termos da práxis educativa freireana, como conjunto de práticas que visam à transformação da realidade material, dado o movimento do processo histórico da sociedade. Nesse sentido, orienta-se para uma educação libertadora como um sonho possível e não-utópico, em detrimento de uma educação domesticadora.
Esperamos vocês em mais este encontro.
Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.
Dia 02/06/2023, das 16h às18h.
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=tn-K2AyAHGQ
Atualizado em 30/05/2023
► Na próxima sexta-feira (26/05/23) ocorrerá o projeto “Sextas na Pós: conversas com professores”.
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras, com rodada temática no âmbito de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais traz, nesta sexta-feira (26), sob orientação da Professora Doutora Fátima Quintal, o debate cujo eixo central é a “Educação e Intervenção na Comunidade”. A partir deste eixo central, os temas apresentados resultam de pesquisas de mestrado e doutorado, desenvolvidas sob a orientação das profas. Dras. Maria de Fatima Quintal de Freitas e Maria de Fatima Minetto, promovendo diferentes intersecções/interações entre educação e possibilidades de atuação/intervenção em comunidades.
O primeiro trabalho será apresentado pelo doutorando André Marques Choinski abordará o “Programa Caregivers Skills Training (CST) e o desenvolvimento de habilidades em cuidadores de crianças com atrasos no desenvolvimento”, tendo como finalidade tornar conhecidas as possibilidades de mediação instrumental, para a utilização por parte de não especialistas junto a essa população.
Em sequência serão apresentados dois trabalhos desenvolvidos na área da segurança pública, com a Polícia Militar do Paraná (PMPR). O trabalho “A formação do Oficial da Polícia Militar e sua expectativa de atuação profissional na comunidade” será apresentado pelo doutor Marcos Roberto de Souza Peres e o trabalho “Formar policiais militares: aspectos psicossociais e educativos entre a academia e a rua” pelo doutorando Dênis Wellinton Viana. Nestes trabalhos serão analisados alguns processos psicossociais e educacionais ligados à participação e compromisso presentes na formação desses profissionais, no cenário atual de proximidade Escola-Polícia.
Por fim, o trabalho “As cotas sociais e a democratização da Universidade brasileira: concepções dos e sobre os estudantes cotistas nas teses e dissertações – uma revisão das produções publicadas entre 2002 e 2022” a ser apresentado pela doutoranda Diana Theodoro, cuja pesquisa toma por base as publicações sobre o sistema de cotas, nos últimos vinte anos, sob o formato de teses e dissertações de diferentes programas de pós-graduação, permitindo informações a respeito do sistema de cotas sociais enquanto
política pública especialmente a partir da ótica d@s própri@s destinatári@s – @s estudantes universitári@s.
Esperamos vocês em mais este encontro.
Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.
Dia 26/05/2023, das 16h às 18h.
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=86dN9KYVVtQ
Atualizado em 23/05/2023
O Projeto “Sextas na Pós: conversas com professores” começa sua edição 2023. Esta iniciativa decorrente de uma parceria entre os Programas de Pós-Graduação de Educação e de Letras, da UFPR, promoveu 26 encontros durante sua primeira edição com uma rica interlocução entre as pesquisas mais recentes no campo da educação da linguística em debates profícuos com a participação de professores da educação básica e estudantes de diferentes lugares do país. A segunda edição do projeto inicia em abril e ocupará o final das tardes de sexta feira (encontro síncrono está marcado para as 16 horas).
O evento estreia com a abordagem da temática “Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano”, trazendo três pesquisas de grande relevância: a primeira intitulada Considerações sobre Desenvolvimento Motor e Cognição em Crianças com Transtorno do Espectro Autista de autoria de Márcia Franciele Spies e do professor Guilherme da Silva Gasparotto, aborda a necessidade do estabelecimento de relações entre o desenvolvimento humano, motor e cognitivo a fim de permitir uma melhor compreensão do desenvolvimento de crianças com TEA, principalmente, com foco no processo de aprendizagem com as crianças atípicas.
O tema sucedâneo a ser apresentado será “A relação entre o professor e a criança bem pequena: uma experiência estética” de autoria da Felicia Siemsen e da professora Tania Stoltz. A partir da perspectiva de Rudolf Steiner e de Emmi Pikler, as pesquisadoras discutem como abordagens holísticas contribuem na formação de professores para tratar da experiência estética.
Por fim, a mestre e doutoranda em Educação Fabiane Orengo discute seu trabalho “Menino Veste Azul! Um estudo sobre o aprendizado do papel masculino.”. A pesquisadora aborda os problemas relativos a desigualdade de gênero, principalmente no que se refere a diferença de oportunidades e salários profissionais, bem como se verifica uma participação mais ativa dos homens na vida doméstica, a partir de um aprendizado pressionado pelos movimentos feministas.
Nos encontramos no canal do youtube do PPGE. Agende e venha para esta roda de conversa!
Projeto: “Sextas na pós: conversas com professores(as)”.
Dia 14/04/2023, das 16h às18h.
Transmissão:
https://www.youtube.com/watch?v=c4bpBeXx80s
Atualizado em 13/04/2023