Menu

► Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química – OBESQ – INSCRIÇÕES PRORROGADAS

Os interessados deverão preencher lista na coordenação do curso até 28/07/2022, pois as inscrições serão realizadas pelas coordenações dos cursos em 29/07/2022.

Os estudantes interessados em participar da IV OBESQ deverão estar regularmente matriculados durante todo o processo.

Estarão participando da seleção para inscriços interessados com IRA a partir de 0.70.

► Detalhes e mais informações contam no Edital e página da OBESQ, nos links:

► Edital OBESQ

http://www.obesq.org/

 

Item 9 do Edital – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

.
QUIMICA GERAL
1. Conceitos Básicos. Método cienơfico, medidas, algarismos significaƟvos, classificação da matéria, propriedades Fİsicas e químicas da matéria, métodos de separação e de IdenƟficação damatéria.
2. Estequiometria. Leis ponderais, teoria atômica, estrutura do átomo, massa relaƟva dos átomos, isótopos, espectrometria de massa, massa molar, mol, número de Avogadro, fórmula mínima,fórmula percentual dos compostos, fórmulas químicas, nomenclatura dos compostos, equações químicas, relações de massas nas reações, reagentes limitante, Rendimentos teórico e real,cálculo de pureza, análise de misturas.
3. Estrutura Eletrônica dos Átomos. Componentes do átomo, comportamento do átomo, naturezaondulatória da luz, energia quanƟzada e fótons, efeito fotoelétrico, espectros atômicos, teoria
de Böhr para o átomo de hidrogênio e átomos hidrogenoides, ondas e parơculas, mecânicaquânƟca, números quânƟcos, orbitais atômicos, distribuição dos elétrons nos átomos, princípiode auĩau.
4. Tabela Periódica. Desenvolvimento da tabela periódica, classificação periódica dos elementos,variação periódica das propriedades İsicas (carga nuclear efeƟva, raio atômico, raio iônico),energia de ionização, afinidade eletrônica, variação das propriedades químicas dos elementos,metais, não metais e metaloides, tendência de grupo para alguns metais aƟvos e para algunsnão metais, relações diagonais.
5. Termoquímica. A natureza da energia, 1ª Lei da termodinâmica, entalpia de reação, entalpia deformação, calorimetria, Lei de Hess, 2ª Lei da termodinâmica, entropia, energia livre de Gibbs,energia livre e temperatura.
6. Ligação Química. Símbolo de Lewis, regra do octeto, ligação iônica, energia reƟcular doscompostos iônicos, ligação covalente, polaridade e eletronegaƟvidade, carga formal e estruturade Lewis, estruturas de ressonância, exceção da regra do octeto, teoria da repulsão dos pares deelétrons não-ligantes, geometria eletrônica e molecular, polaridade da ligação e das moléculas,momento dipolar, caráter iônico e caráter covalente, forças das ligações covalentes, teoria daligação de valência, hibridização dos orbitais atômicos, teoria do orbital molecular, ligaçãometálica.
7. Gases. CaracterísƟcas dos gases, variáveis de estado, leis empíricas dos gases, equação do gásideal, mistura de gases e pressões parciais, teoria cinéƟca molecular, efusão e difusão molecular,gases reais: desvios do comportamento ideal, equação de van der Waals, equação de estadoviral, energia potencial de Lennard-Jones, liquefação e variáveis críƟcas.
8. Soluções. Tipos de soluções, visão molecular do processo de solução, unidades de concentração,estequiometria de soluções, princípios de solubilidade, soluções saturadas e solubilidade, efeitoda temperatura na solubilidade, efeito da pressão na solubilidade dos gases, pressão de vapor,propriedades coligaƟvas de solução eletrolíƟca e não eletrolíƟca, coloide, água e meioambiente.
9. Forças Intermoleculares. Teoria cinéƟca molecular dos sólidos e líquidos, forças intermoleculares(força dipolo-dipolo, íon- dipolo, força de dispersão de London, ligação hidrogênio), equilíbriosİsicos, diagrama de fases, equação de Clausius-Clapeyron, misturas binárias, pressão de vaporde uma mistura binária líquida, desƟlação e azeótropos, propriedades dos líquidos (tensãosuperficial, viscosidade, estrutura e propriedades da água).
10. Sólidos. Estrutura do cristal, difração de raio X, lei Bragg, sólidos amorfos e cristalinos, redes deBravais, ocupância, fator de empacotamento e densidade, sólidos moleculares e reƟculares,sólidos metálicos, teoria do mar de elétrons, teoria de bandas, semicondutores e dopagem,sólidos iônicos, número de coordenação, ciclo de Born-Haber.
11. CinéƟca Química. Velocidade de uma reação, lei da velocidade, fatores que afetam a velocidadede reações, relação entre a concentração dos reagentes e o tempo, ordens de velocidade, leis develocidade integradas, tempo de meia vida, energia de aƟvação, dependência da constante davelocidade com a temperatura, mecanismos de reações, catalise.
12. Equilíbrio Químico. Conceito de equilíbrio, constante de equilíbrio, escrevendo expressões deconstante de equilíbrio em função das concentrações e da pressão, relação entre cinéƟcaquímica e equilíbrio químico, significado da constante de equilíbrio, fatores que afetam oequilíbrio químico (Princípio de Le Chetelier – mudança da temperatura, concentração, volume epressão), efeito do catalisador, lei de Hess aplicada ao equilíbrio, energia livre de Gibbs.
13. Equilíbrio iônico. Dissociação da água, teorias gerais sobre ácidos e bases, natureza dos ácidos edas bases, medida de acidez – pH, força ácida e básica, ácido fraco e constante de ionizaçãoácida, base fraca e constante de ionização básica, relação entre ácido e base conjugada constante de hidrólise, propriedades das soluções salinas, Ɵtulação ácido-base, ácidospolipróƟcos, solução tampão, efeito do íon comum, equilíbrio de solubilidade, fatores queafetam a solubilidade, separação dos íons por precipitação fracionada, análise qualitaƟva paraelementos metálicos, pH e solubilidade, suspensões coloidais.
14. Reações redox e Eletroquímica. Número de oxidação, balanceamento de equações deoxirredução, método do íon-elétron, reações redox, células galvânicas, condições padrão,potencial padrão de redução, termodinâmica das reações redox, o efeito da concentração naf.e.m. da célula, aplicações da equação de Nernst, baterias, corrosão, eletrólise.
15. Solubilização de sólidos, equilíbrio de solubilidade, precipitados e suspensões colidais.
16. Funções orgânicas: Estrutura, nomenclatura, propriedades İsicas e químicas de hidrocarbonetosalifáƟcos, compostos aromáƟcos, haloalcanos, álcool, éter, compostos carbonílicos, aminas,isomeria: isómeros geométricos, isômeros ópƟcos.
17. Reações orgânicas. Reações de álcool: reações de subsƟtuição, reações de eliminação, reaçõesde eliminação. Reações de alcenos: reações de adição, reações de oxidação. Reações decompostos carbonílicos: reações de adição, reações de oxirredução.
18. Biomoléculas. Lipídios: função, oxidação de ácidos graxos. Carboidratos: monossacarídeos,polissacarídeos, metabolismo do carboidrato. Proteínas: aminoácidos, estrutura proteica. Ácidosnucleicos: estrutura do DNA, estrutura do RNA.

.
FÍSICO-QUÍMICA
1. Gases. Leis empíricas dos gases, hipótese de Avogadro, lei dos gases ideais, misturas gasosas,distribuição barométrica, gases reais, equações de van der Waals, equação do virial, fator decompressibilidade, temperatura de Boyle, condensação e variáveis críƟcas, variáveis reduzidas eprincípio dos estados correspondentes.
2. 1ª Lei Termodinâmica e Termoquímica. Calor e trabalho, trabalhos de compressão e expansão,transformações reversíveis e irreversíveis, energia e o primeiro princípio da termodinâmica,energia interna, experimento de Joule, entalpia, capacidades caloríficas (Cv e Cp),transformações adiabáƟcas, experimento de Joule-Thomson, calorimetria, calores de formaçãoe formação, lei de Hess, calor de solução e diluição, dependência de calor de reação comtemperatura, entalpias de ligação.
3. 2ª e 3ª Leis de Termodinâmica. Enunciado da 2ª lei da termodinâmica, caracterísƟcas do cicloreversível, rendimento de máquinas térmicas, entropia, desigualdade de Clausius, propriedadesda entropia, variações de entropia no gás ideal, 3ª lei da termodinâmica, equação de Boltzmann,variações de entropia nas reações químicas.
4. Energia Livre de Gibbs e Potencial Químico. Condições gerais de equilíbrio e espontaneidade,energia livre de Gibbs (G) e energia livre de Helmholtz (A), equações termodinâmicas de estado,relações de Maxwell, propriedades de A e G, potencial químico, fugacidade.
5. Equilíbrio Químico. Potencial químico de um gás puro, Energia livre de Gibbs de mistura de gasesideais e reais, avanço de reação, constantes de equilíbrio em função de fração molar e daconcentração, energia livre de Gibbs padrão de formação, dependência de equilíbrio com atemperatura, princípio de Le Chatelier, reações químicas e entropia, equação de Gibbs-Duhem.6. Equilíbrio Físico. Condições de equilíbrio, estabilidade de fases, variação de potencial químicoem função de pressão e temperatura, Equação de Clayperon, equilíbrio gás-fase condensada,equação de Clausius-Clayperon, regra das fases de Gibbs, diagrama de fases, equilíbrio entrefases condensadas.
7. Propriedades coligaƟvas, tonoscopia, crioscopia, solubilidade molar ideal, ebulioscopia, pressão osmóƟca.
8. Soluções Ideais e Não-Ideais. CaracterísƟcas das soluções, potencial químico em solução ideal,soluções binárias e lei de Raoult, ponto de borbulhamento, ponto de orvalho, regra da alavanca,soluções binárias não-ideais, desvios do comportamento ideal, conceito de aƟvidade ecoeficiente de aƟvidade, diagramas p-x e t-x, azeótropos, soluções gás-líquido e lei de Henry,soluções sólido-sólido, ponto eutéƟco, sistemas de três componentes e diagrama ternário,distribuição do soluto entre dois solventes, equilíbrio químico na solução ideal, propriedadescoligaƟvas em soluções não ideais.
9. Eletroquímica. Cargas, energia e trabalho elétrico, potenciais padrão, potenciais fora dascondições padrão, equação de Nernst e constante de equilíbrio, dependência de potencial com atemperatura, aƟvidades em soluções eletrolíƟcos, teoria de Debye-Hückel, corrosão egalvanização, transporte iônico e condutância.
10. CinéƟca Química. Velocidade de reação, leis de velocidade integradas, reações envolvendoequilíbrio, relação entre temperatura e velocidade de reação, teoria das colisões de Arrhenius,reações paralelas e consecuƟvas, mecanismos e processos elementares, aproximação do estadoestacionário, reações em cadeia, teoria do estado de transição, equação de Eyring.
11. Química QuânƟca. Contribuições de Thomson e Rutherford, espectro do corpo negro, leis deWien, de Stefan-Boltzmann e Rayleigh-Jeans, equação de Planck, efeito fotoelétrico, átomo deBohr, transição eletrônica do hidrogênio, átomos hidrogenoides e mulƟeletrônicos, dualidade daonda-parơcula, princípio da incerteza, equação de Schrödinger unidimensional, operadores,autofunções e autovalores, normalização da função de onda, parơcula na caixa unidimensional,tridimensional e espectroscopia em sistemas conjugados, tridimensional, oscilador harmônico,rotor rígido e espectro rotacional, átomo de hidrogênio.

.
QUÍMICA ANALÍTICA
1. Reações e Equações Químicas.
2. Unidades de concentração de Substâncias em Solução.
3. Itens básicos de um laboratório: balança analíƟca, vidrarias (buretas, pipetas, provetas, balões,tubos de ensaio etc.), estufas, muflas, sistemas de aquecimento, capelas, papéis de filtro.
4. Operações básicas do laboratório: separação sólido-líquido (filtração, centrifugação), secagem,calcinação, digestão, precipitação, lavagem de sólidos, calibração de vidraria volumétrica.
5. Técnicas de amostragem.
6. Erros e Tratamento de Dados AnalíƟcos.
7. Hidrólise, Solução Tampão, Equilíbrio de oxidação-redução, Equilíbrio de complexação, Produtode Solubilidade e Suspensões coloidais.
8. Análise qualitaƟva de cáƟons e ânions.
9. Análise Gravimétrica.
10. Análise Volumétrica: Volumetria de Neutralização, Volumetria de Precipitação (argenƟmetria eoutros), Volumetria de Oxirredução (dicromatometria, permanganometria, cerimetria,iodometria, iodimetria) e Volumetria de Complexação.
11. Potenciometria: Equação de Nernst, Eletrodos AƟvos, Inertes, de Referência e de Membrana.Determinação Potenciométrica de pH. Titulação Potenciométricas: Neutralização, Precipitação,Redox e Complexação. Aplicações.
12. Amperometria, voltametria, coulometria, eletrólise, eletrogravimetria, eletroforese
13. Fundamentos e Aplicação da Espectroscopia de Absorção Molecular UV-VIS: Leis Fundamentais,AbsorƟmetria RelaƟva, AbsorƟmetria Absoluta. Desvios da Lei de Beer.
14. Espectroscopia de Emissão Atômica: Fotometria de Chama, Absorção Atômica, Plasma comAcoplamento InduƟvo (ópƟco e massas)
15. Fluorescência atômica
16. Cromatografia a gás, líquida de alta eficiência, em papel, em coluna.
17. Separações por extração líquido-líquido e troca iônica
18. Química Ambiental

.
QUÍMICA INORGÂNICA
1. Estrutura atômica. Origem dos elementos, nucleossíntese de elementos leves, nucleossíntese deelementos pesados, a estrutura de átomos hidrogenoides, informações espectroscópicas, algunsprincípios de mecânica quânƟca, orbitais atômicos, átomos com muitos elétrons penetração eblindagem, classificação dos elementos e parâmetros atômicos.
2. Estrutura molecular e ligação. Regra do octeto, ressonância, modelo da repulsão eletrônica doselétrons da camada de valência, teoria da ligação pela camada de valência, molécula dehidrogênio, moléculas diatômicas homomoleculares, moléculas diatômicas heteromoleculares,moléculas poliatômicas, teoria do orbital molecular para moléculas diatômicashomomoleculares, heteromoleculares e polimoleculares, propriedades da ligação, forma dasmoléculas em termos de orbitais moleculares, comprimento da ligação, força da ligação.
3. Estrutura de sólidos simples. A descrição da estrutura dos sólidos, célula unitária, estrutura demetais e ligas, sólidos iônicos, energias relacionadas a ligação iônica, defeitos e sólidos nãoestequiométricos, estrutura eletrônica dos sólidos.
4. Simetria Molecular, operações de simetria, elementos de simetria, tabela de caracteres,aplicações de simetria em vibrações moleculares, apresentados nos espectros de infravermelho,atribuição de bandas baseado na simetria molecular em espectros de absorção de radiaçãoeletromagnéƟca na região do visível e do ultravioleta, construção de orbitais molecularesbaseado na simetria da molécula.
5. Química de coordenação. Complexos metálicos do bloco d da tabela periódica dos elementos,estrutura eletrônica e propriedades, teoria de ligação pela camada de valência, teoria do campocristalino, teoria do campo ligante, efeito Jahn-Teller, espectro eletrônico, teoria do orbitalmolecular.
6. Química dos organometálicos
7. Química do hidrogênio.
8. Química dos Metais alcalinos e alcalinos terrosos.
9. Química do Boro, alumínio e elementos do grupo 13.
10. Química do Carbono, silício e elementos do grupo 14.
11. Química do Nitrogênio, fósforo e elementos do grupo 15.
12. Química do Oxigênio, enxofre e elementos do grupo 16.
13. Química dos Halogênios (Grupo 17)
14. Gases Nobres (Grupo 18)
15. Química dos Metais de Transição.
.
QUÍMICA ORGÂNICA
1. Teoria Estrutural. Hibridização, Geometria molecular, Ligações apolares e polares, Efeitoseletrônico, induƟvo e mesomérico, Forças intermoleculares (forças de London, ligação dehidrogênio, dipolo-dipolo, íon-dipolo), propriedades İsicas de compostos orgânicos,Ressonância e aromaƟcidade.
2. Funções Orgânicas. Estrutura, nomenclatura e propriedades İsicas de Hidrocarbonetos alifáƟcose aromáƟcos, Haletos orgânicos, Álcoois, fenóis, éteres e correlatos de enxofre, Aminas alifáƟcase aromáƟcas, Aldeídos e cetonas, Ácidos carboxílicos, amidas, haletos de acila, anidridos, ésterese nitrilas.
3. Estereoquímica. Projeções de Fisher e Newman; Conformação e análise conformacional;estereoisômeros (enanƟômeros, diastereoisômeros) e suas propriedades; compostos quirais eaquirais; racematos; excesso enanƟoméricos; polarimetria; Descritores estereoquímicos: R/S;D/L; cis/trans; E/Z; sin/anƟ. 4. Ácidos e Bases. Definições de Bronsted-Lowry e Lewis; Fatores que afetam a acidez e abasicidade
5. Biomoléculas. Carboidratos, aminoácidos e lipídeos: estrutura, nomenclatura e classificação.6. Mecanismo, reaƟvidade e estereoquímica das reações dos hidrocarbonetos insaturados:hidrogenação catalíƟca, adição de ácidos, halogênios, oxidação, epoxidação, ozonólise, reaçãode Diels-Alder.
7. 7.Reações dos alcanos e ciclo alcanos: oxidação e halogenação.
8. 8.Reações dos compostos aromáƟcos: reações de subsƟtuição eletroİlica. Efeitos de aƟvaçãodos subsƟtuintes, efeito de orientação dos subsƟtuintes. Reações de subsƟtuição nucleoİlica emcompostos aromáƟcos.
9. Reações dos haletos de alquila: Reações de subsƟtuição nucleoİlica: mecanismos SN1 e SN2.Reações de eliminação E1 e E2. CompeƟção de reações SN1/ SN2, E1/E2, SN1/E1 e SN2/E2.Fatores que afetam as velocidades das reações SN1 e SN2. 10. Reações dos álcoois, fenóis e éteres: formação de alcóxidos e fenóxidos. Conversão de álcoois àhalogenetos de alquila, tosilatos e mesilatos, parƟcipação do grupo vizinho. Conversão à ésteres,reação de desidratação, oxidação de álcoois, reações de éteres e epóxidos.
11. Reações de aldeídos e cetonas: Reações de adição nucleoİlica à carbonila: adição de água,álcoois, Ɵóis. Adição de amônia e derivados: aminas, hidroxilaminas, hidrazina e derivados,semicarbazidas. Conversão de compostos carbonilados a halogenetos. Adição de compostosorgano-metálicos. Adição de ilídeos. Alquilação de enolatos e condensação de aldol. Reações deredução e oxidação.
12. Reações de ácidos carboxílicos e seus derivados. Reações ácido-base, efeito induƟvo e força dosácidos, aspectos gerais dos mecanismos de reação de derivados carboxílicos, preparação deésteres e amidas. Saponificação. Reação de redução com reagentes organometálicos.-haloácidos.
13. Reações de compostos Orgânicos Nitrogenados. Aminas, sais de amônio quaternário, enaminas,oximas, diazo-alcanos.
14. Espectroscopia no Ultravioleta e Visível (UV–VIS). Cromóforos e auxocromos, EfeitosBatocrômico, Hipsocrômico, Hipercrômico e Hipocrômico; Uso de U.V. – Vis em Determinaçãoestrutural.
15. Espectroscopia no Infravermelho (IV). O oscilador harmônico, Graus de liberdade: translacional, rotacional e vibracional; Graus de liberdade vibracionais aƟvos no infravermelho; Análise dasregiões espectrais de 4000 a 650 cm -1, Influência da conjugação e da formação de ligações dehidrogênio; Absorções caracterísƟcas de compostos orgânicos simples.
16. Espectrometria de Massas (EM). O espectrômetro de massa; Íon metaestável, molecular e picobase; Análise mecanísƟca do padrão de fragmentação de funções orgânicas comuns.
17. Espectroscopia de Ressonância MagnéƟca Nuclear (RMN). Ressonância magnéƟca nuclear deonda conơnua versus ressonância magnéƟca nuclear de pulsos; momento angular, númeroquânƟco de spin nuclear, constante magnetogírica, sensiƟvidade, distribuição de Boltzmann,relaxação nuclear, proteção nuclear e deslocamento químico, acoplamento spin-spin, notação de sistemas de spins, constantes de acoplamento, espectros de RMN 1H, RMN 13C (BB, DEPT,GATED, APT), RMN 2D (COSY, HSQC, HMBC), Determinação estrutural.

 

Atualizado em 04/07/2022

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
Curso de Química – UFPR
Centro Politécnico - Jardim das Américas
Fone(s): (41) 3361-3185
CEP 81.531-980 | Curitiba |


©2022 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre!