Editorial

O Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) é um evento bianual organizado pela Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química – SBQ desde 1982, e que até 1992 foi realizado em conjunto com a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A partir da sua edição em 1994 um grande avanço se deu em termos de qualidade da pesquisa na área com a criação da Revista Química Nova na Escola, consolidando a área de Ensino de Química no país e que em 2006 comemorou 25 anos de congregação dos educadores químicos no Brasil.

Este é o principal e mais tradicional evento na área da educação em química realizado no Brasil e articulado em torno dos seguintes objetivos:

Congregar professores, pesquisadores, estudantes e outras pessoas interessadas na área de Educação Química, envolvidos na educação básica e na educação superior, com o ensino e a formação em Química, promovendo interações, ações e construções para participar de debates em torno dos avanços e dilemas vivenciados na área;

Socializar e discutir idéias e produções, na perspectiva da explicitação e reflexão crítica sobre atuais tendências, concepções e práticas, na área, com vistas a contribuir na construção de uma nova inserção da formação em Química na sociedade e na tecnologia contemporâneas;

Intensificar a interlocução de grupos de pesquisa e desenvolvimento atuantes em linhas temáticas da área da Educação Química, inter-relacionando e alimentando conhecimentos, ações e mudanças junto às comunidades em âmbito local, regional e nacional, incrementando e articulando contatos diversificados concernentes a produções científicas socialmente relevantes.

A partir de tais objetivos, os temas propostos para debate no evento foram:
1. Currículo e Avaliação – CA
2. Ensino e Aprendizagem – EA
3. História e Filosofia da Ciência no Ensino – HC
4. Ensino em espaços não formais – EF
5. Experimentação no Ensino – EX
6. Formação de Professores – FP
7. Linguagem e Cognição – LC
8. Materiais Didáticos – MD
9. Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino – TIC
10. Ensino e Cultura - EC

Em 2008, o 14º. ENEQ foi realizado na cidade de Curitiba/PR, no período de 21 a 24 de julho de 2008, cabendo a Universidade Federal do Paraná a incumbência de organizá-lo, juntamente com as Universidades e Entidades parceiras. O evento recebeu cerca de 1200 inscritos, entre professores, pesquisadores e estudantes de diversas instituições de ensino do País.

A qualidade das conferências, palestras, exposições de painéis, fóruns de discussão e encontros de estudos, já conferida nos anteriores, além da presença de renomados pesquisadores, caracterizaram este tradicional evento e contribuiu efetivamente para uma integração mais ampla entre universidades, centros de pesquisa, escolas da rede pública e privada. A participação ativa e expressiva de estudantes de graduação e pós-graduação contribuiram de maneira decisiva para a formação profissional e o desenvolvimento do pensamento crítico dos acadêmicos, frente às diversas problemáticas relacionadas ao Ensino e à Pesquisa. Além disso, possibilitou ampliar seus conhecimentos para fronteiras que transpõem o ambiente universitário e acadêmico.

A proposição do tema “Conhecimento Químico: Desafios e Possibilidades da Pesquisa e da Ação Docente” se justificou pela necessidade de se aprofundar um importante debate teórico sobre as pesquisas da área de Educação Química no país que emerge articulada com novas demandas, na relação com novas formas de saber, múltiplas dinâmicas e possibilidades plurais capazes de superar os conteúdos descontextualizados e fragmentados que ficam muito aquém da ciência atual, com abordagens enriquecidas quanto aos limites e alcances de contribuição, na perspectiva do fortalecimento da identidade da área de Educação em Química no País.

A palestra de abertura “Educação Química para o Desenvolvimento Sustentável: Nosso Desafio no Século XXI” nos remeteu a uma reflexão sobre a nossa responsabilidade enquanto educadores, no que diz respeito à construção do sujeito-cidadão responsável e comprometido com a qualificação da vida, buscando atender a proposta mundial das Nações Unidas para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014.

Nesse contexto foram fomentados debates sobre princípios e fatos que podem promover um conhecimento e uma formação humana inclusiva, dinamicamente articulados aos valores, às atitudes, às posturas e aos procedimentos que traduzem novas competências para a vida humana e, por conseqüência, também para a vida social, buscando uma formação em Química capaz de articular dimensões diversificadas do aprendizado humano.

Nosso encontro foi realizado com a participação de 1270 inscritos, sendo 56 % estudantes de graduação, 14 % estudantes de pós-graduação, 20% de professores da educação básica e 10 % professores universitários.

Foram oferecidos 30 mini-cursos, ministrados por profissionais do Brasil inteiro, em atividades realizadas no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, no Jardim Botânico. Tivemos 462  trabalhos aceitos para apresentação no evento, sendo 262 na forma de resumos de painéis  e 200 na forma de trabalho completo, dos quais 93 foram apresentados em sessões coordenadas. A tabela abaixo ilustra distribuição dos trabalhos nas áreas temáticas do encontro.

Área

Total

CA. Currículo e Avaliação

 26

EA. Ensino e Aprendizagem

 150

EC. Ensino e Cultura

 17

EF. Ensino em espaços não formais

 23

EX. Experimentação no Ensino

51

FP. Formação de Professores

 97

HC. História e Filosofia da Ciência no Ensino

 17

LC. Linguagem e Cognição

 10

MD. Materiais Didáticos

 33

TIC. Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino

 38

Para finalizar, gostaríamos de agradecer algumas pessoas, entre muitas, que nos ajudaram especialmente apoiando na organização do encontro, nas diversas instâncias da UFPR, da SBQ, das universidades participantes e outras instituições: Prof. Dr. Carlos Alberto Moreira Júnior (Reitor da UFPR); Profa. Dra. Silvia Helena Soares Schwab (Diretora do Setor de Ciências Exatas) Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho (Diretor do Setor de Ciências Socias Aplicadas), Prof. Dr. Rogério Andrade Mulinari (Diretor do Setor de Ciências da Saúde), Prof. Dr. Síllvio Marques Zanata (Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia/PRPPG), Sra. Dirce Campos (diretora Executiva da SBQ), Prof. Dr. Alfredo de Oliveira Marques (Chefe do Departamento de Química da UFPR/2006-2007), Prof. Dr. Márcio Peres de Araújo (Chefe do Departamento de Química da UFPR/2008-2009), Profa. Dra. Maria Inês Petrucci Rosa (UNICAMP), Profa. Dra. Maria Eunice Ribeiro Marcondes (USP/SP), Profa. Dra. Joanez Aparecida Aires (UFPR), Profa. Dra. Stella Maris de Moraes Romanowisk (Diretora da Divisão de Química Inorgânica da SBQ), Profa. Dra. Sueli Maria Drechsel (UFPR), os alunos do GRUPO PET-Química da UFPR, aos alunos do EDUQUIM: Solange Guindani Coltro, Caroline Morato Fabrício, Maria Carolina Chaves; aos alunos do curso de licenciatura em Química da UFPR que trabalharam exaustivamente e voluntariamente para realização do XIV ENEQ.

Um agradecimento muito especial ao aluno de licenciatura em química, George Hideki Sakae que desde o nascimento do XIV ENEQ trabalhou incansavelmente para sua realização.

Profa. Dra. Orliney Maciel Guimarães
Coordenadora Geral da Comissão Organizadora do XIV ENEQ